Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23034
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lira, Marta Valéria Silva Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-22T19:40:01Z | - |
dc.date.available | 2021-02-22T19:40:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23034 | - |
dc.description | LIRA, M. V. S. A. Estudo de caso do processo de inclusão e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino regular, 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um estudo de caso que enfoca as dificuldades e potencialidades nos aspectos do desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em sala de aula do ensino regular, e baseia-se na sustentação da inclusão como fundamento para uma educação de qualidade permeando todos os âmbitos da vida escolar. Parte-se da análise dos dados coletados para tentar entender e auxiliar no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, identificado durante a realização da pesquisa. Buscou-se detalhar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por essas crianças no âmbito escolar, apresentando métodos e estratégias de intervenção que possibilitam proporcionar aos alunos com deficiência intelectual uma melhor interação, participação e desenvolvimento nas atividades. Para esse estudo utilizamos a metodologia de estudo de caso, com observação participante, devido a cooperação existente entre os sujeitos da pesquisa e o próprio pesquisador. Para análise dos dados, foram realizadas duas visitas em uma escola regular, para observar o processo de inclusão de duas crianças, construindo um diário de campo para analisar os dados na perspectiva histórico-cultural vigotiskiana dentre outros. A partir do estudo ressaltamos que as reflexões apontam a existência de um longo caminho a ser percorrido, pela sociedade e pela educação, em uma proposta de inclusão, para que a pessoa com deficiência seja tratada como um sujeito ativo e participante na construção de sua própria história com autonomia e independência, e que processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual é o maior desafio da sociedade inclusiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Diana Sampaio Braga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso do processo de inclusão e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino regular | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEPEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF Marta Valéria Silva Araújo Lira (2).pdf | 420.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | 54.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.