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dc.contributor.authorLima, Waldileny de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-02-22T20:53:38Z-
dc.date.available2021-02-22T20:53:38Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23036-
dc.descriptionLIMA. W. O. Tecnologia assistiva Hand talk: um mapeamento acadêmico na educação inclusiva do surdo. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “Tecnologia assistiva Hand Talk: um mapeamento acadêmico na educação inclusiva do surdo” busca investigar em artigos acadêmicos de que forma o aplicativo Hand Talk pode contribuir no processo de inclusão das tecnologias digitais para fins de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos. Partindo desse pressuposto, temos como finalidade apresentar o aplicativo Hand Talk como uma tecnologia assistiva que pode potencializar a inclusão de alunos surdos na educação. Para tanto, buscou-se na literatura existente dados para subsidiar o presente trabalho, a partir de uma fundamentação teórica que nos permita compreender os elementos necessários para a conceituação e promoção da inclusão digital dos surdos. Com relação aos principais aportes da teoria, houve um embasamento teórico de Mantoan (2005) e Vygotsky (1987), no que se refere à inclusão; no que diz respeito ao desenvolvimento do ser humano e ao processo de apropriação, Bersch (2013) e sua contribuição com a tecnologia assistiva; e Barbosa e Silva (2010), no que tange à acessibilidade da tecnologia. Utilizamos também de uma análise documental, através de diversas orientações normativas, como por exemplo: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), entre outras. Todos esses documentos mundiais e nacionais versam sobre as necessidades educativas especiais e passam a influenciar a formulação de políticas públicas para a educação inclusiva. A análise teve um caráter qualitativo e buscou evidenciar o modo como essa tecnologia assistiva tem sido abordada nas produções científicas disponíveis na plataforma Google Acadêmico. Como resultado, percebemos que o Hand Talk pode quebrar barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes, bem como auxiliar no processo de inclusão educacional e social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Christiano Cordeiro Soarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectHand Talk - Aplicativopt_BR
dc.titleTecnologia assistiva Hand talk: um mapeamento acadêmico na educação inclusiva do surdopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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