Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23036
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Waldileny de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-22T20:53:38Z | - |
dc.date.available | 2021-02-22T20:53:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23036 | - |
dc.description | LIMA. W. O. Tecnologia assistiva Hand talk: um mapeamento acadêmico na educação inclusiva do surdo. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado “Tecnologia assistiva Hand Talk: um mapeamento acadêmico na educação inclusiva do surdo” busca investigar em artigos acadêmicos de que forma o aplicativo Hand Talk pode contribuir no processo de inclusão das tecnologias digitais para fins de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos. Partindo desse pressuposto, temos como finalidade apresentar o aplicativo Hand Talk como uma tecnologia assistiva que pode potencializar a inclusão de alunos surdos na educação. Para tanto, buscou-se na literatura existente dados para subsidiar o presente trabalho, a partir de uma fundamentação teórica que nos permita compreender os elementos necessários para a conceituação e promoção da inclusão digital dos surdos. Com relação aos principais aportes da teoria, houve um embasamento teórico de Mantoan (2005) e Vygotsky (1987), no que se refere à inclusão; no que diz respeito ao desenvolvimento do ser humano e ao processo de apropriação, Bersch (2013) e sua contribuição com a tecnologia assistiva; e Barbosa e Silva (2010), no que tange à acessibilidade da tecnologia. Utilizamos também de uma análise documental, através de diversas orientações normativas, como por exemplo: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), entre outras. Todos esses documentos mundiais e nacionais versam sobre as necessidades educativas especiais e passam a influenciar a formulação de políticas públicas para a educação inclusiva. A análise teve um caráter qualitativo e buscou evidenciar o modo como essa tecnologia assistiva tem sido abordada nas produções científicas disponíveis na plataforma Google Acadêmico. Como resultado, percebemos que o Hand Talk pode quebrar barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes, bem como auxiliar no processo de inclusão educacional e social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Christiano Cordeiro Soares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Hand Talk - Aplicativo | pt_BR |
dc.title | Tecnologia assistiva Hand talk: um mapeamento acadêmico na educação inclusiva do surdo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEPEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - WALDILENY DE OLIVEIRA LIMA.pdf | PDF - WALDILENY DE OLIVEIRA LIMA | 974.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC WALDILENY DE OLIVEIRA LIMA.pdf | TERMO DE DEPÓSITO | 84.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.