Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maxwelton Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-13T18:36:29Z | - |
dc.date.available | 2013-11-13T18:36:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2303 | - |
dc.description | SILVA, M. F. da. Abordagens histórico-conceituais sobre a lei de Coulomb e as representações imagéticas da balança elétrica em livros didáticos brasileiros de física do nível médio: um estudo de caso. 2013. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar em livros didáticos de física utilizados na educação básica brasileira, abordagens relacionadas à Lei Fundamental da eletrostática, denominada Lei de Coulomb, tais como o desenvolvimento conceitual da eletrostática associado ao contexto histórico, os procedimentos técnicos utilizados por Coulomb na construção e utilização da balança elétrica, assim como os resultados obtidos e que possibilitaram a elaboração daquela Lei, a iconicidade das representações imagéticas da balança elétrica e a coerência com as abordagens textuais. Para a investigação, produzimos um referencial teórico e algumas questões de pesquisa norteadoras dos procedimentos. Analisamos oito livros didáticos conforme critérios preestabelecidos, as análises foram organizadas em quatros seções, conforme mencionado. Contatamos que, quando os livros abordam os dois primeiros aspectos citados, abordam de forma simplificada, distorcida e algumas vezes, equivocada. Em relação às representações imagéticas, constatamos um baixo grau de iconicidade e várias inconveniências entre as imagens e os textos. Com isso percebemos que certas inconveniências perduram nos livros didáticos, o que desperta certa dúvida sobre a eficácia dos processos de elaboração e avaliação dos livros didáticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Amélia Monteiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Lei de Coulomb | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.title | Abordagens histórico-conceituais sobre a lei de Coulomb e as representações imagéticas da balança elétrica em livros didáticos brasileiros de física do nível médio: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maxwelton Ferreira da Silva.pdf | Maxwelton Ferreira da Silva | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.