Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maxwelton Ferreira da-
dc.date.accessioned2013-11-13T18:36:29Z-
dc.date.available2013-11-13T18:36:29Z-
dc.date.issued2013-11-13-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2303-
dc.descriptionSILVA, M. F. da. Abordagens histórico-conceituais sobre a lei de Coulomb e as representações imagéticas da balança elétrica em livros didáticos brasileiros de física do nível médio: um estudo de caso. 2013. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar em livros didáticos de física utilizados na educação básica brasileira, abordagens relacionadas à Lei Fundamental da eletrostática, denominada Lei de Coulomb, tais como o desenvolvimento conceitual da eletrostática associado ao contexto histórico, os procedimentos técnicos utilizados por Coulomb na construção e utilização da balança elétrica, assim como os resultados obtidos e que possibilitaram a elaboração daquela Lei, a iconicidade das representações imagéticas da balança elétrica e a coerência com as abordagens textuais. Para a investigação, produzimos um referencial teórico e algumas questões de pesquisa norteadoras dos procedimentos. Analisamos oito livros didáticos conforme critérios preestabelecidos, as análises foram organizadas em quatros seções, conforme mencionado. Contatamos que, quando os livros abordam os dois primeiros aspectos citados, abordam de forma simplificada, distorcida e algumas vezes, equivocada. Em relação às representações imagéticas, constatamos um baixo grau de iconicidade e várias inconveniências entre as imagens e os textos. Com isso percebemos que certas inconveniências perduram nos livros didáticos, o que desperta certa dúvida sobre a eficácia dos processos de elaboração e avaliação dos livros didáticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Amélia Monteiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectLei de Coulombpt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.titleAbordagens histórico-conceituais sobre a lei de Coulomb e as representações imagéticas da balança elétrica em livros didáticos brasileiros de física do nível médio: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maxwelton Ferreira da Silva.pdfMaxwelton Ferreira da Silva1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.