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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23041
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fonsêca, Ana Lúcia Pereira de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T13:19:53Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23T13:19:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23041 | - |
dc.description | FONSÊCA, Ana Lúcia Pereira de Oliveira. Ensino em casa: um olhar sobre a realidade brasileira. 2019. 29 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta as discussões e os posicionamentos teóricos e resultantes da prática sobre o ensino em casa, mostrando que esse tema é antigo no Brasil. Tem como objetivo analisar a proposta/ideia de implantação do ensino domiciliar no Brasil considerando a conjuntura da sociedade atual. Para a consecução deste objetivo este estudo faz um levantamento da literatura brasileira no que se refere ao Ensino em Casa; apresenta argumentos teóricos e práticos pautados no que dizem aqueles que são contrários e favoráveis a esta modalidade de ensino; assim como também reflete sobre o contexto jurídico/histórico sobre a temática do Ensino em Casa. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida por meio de pesquisas bibliográficas de Revisão Narrativa em sites e livros. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Barbosa (2013, 2016), Andrade (2017), Moreira (2017) e algumas leis vigentes no Brasil – LDB (1996) e CF (1988) - dentre outros. As pesquisas mostraram que esse tema é antigo no Brasil, sendo tratado desde o período imperial de forma a atender os interesses das classes mais privilegiadas financeiramente. O tema ganhou destaque na atualidade devido ao incentivo por parte do governo do Presidente da República Jair Bolsonaro, ao disseminar a ideia de implantação/regulamentação dessa modalidade de ensino. Com o estudo compreendeu-se que as famílias adeptas dessa modalidade de ensino são geralmente aquelas que possuem em suas mãos o capital financeiro, bem como o capital cultural, sendo possível que um dos membros da família abra mão da carreira profissional sem que isso interfira no padrão de vida da mesma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino em Casa | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Ensino em casa: um olhar sobre a realidade brasileira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Ana Lúcia Pereira de Oliveira Fonsêca | PDF - Ana Lúcia Pereira de Oliveira Fonsêca | 389.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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