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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula da-
dc.date.accessioned2021-02-24T13:50:59Z-
dc.date.available2021-02-24T13:50:59Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23059-
dc.descriptionSILVA, Ana Paula da. Uma abordagem sobre a variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa. 2019. 25 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA língua, que é instrumento de comunicação entre as pessoas, não é constituída de um único modo, pois na sua formação encontra-se a ocorrência da variação linguística, fenômeno característico da sua dinamicidade e responsável pelas mudanças que esta sofre, tendo aspectos culturais e sociais como fatores motivadores para a sua ocorrência. Neste texto, são abordados os ideais da Sociolinguística, da variação linguística e do livro didático de língua portuguesa. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar e comparar à abordagem da variação linguística em dois livros didáticos de língua portuguesa. Para tanto, foram tomados como objeto de análise os livros didáticos: Português: linguagens e Tecendo linguagens: língua portuguesa, ambos destinados ao 6° ano do ensino fundamental, e pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016). Buscando fundamentar a pesquisa, foram utilizados como base teórica, especialmente na área da Sociolinguística, os estudos dos autores, Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Mollica (2015) Martellota ( 2011), relevantes para o estudo da variação da língua. Sobre as diretrizes dos livros didáticos, foram utilizados os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Guia do PNLD 2017 (2016). Esta pesquisa tem como base metodológica a abordagem qualitativa e é de cunho bibliográfico. A análise demonstrou que a abordagem referente à variação linguística ainda é feita de forma a favorecer um elemento da variação, não são todos os aspectos relevantes na formação da variação que são discutidos. Oportunizou perceber que a variação linguística ainda não recebe a mesma dimensão que é dada aos conteúdos gramaticais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima de Souza Aquinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariação Linguísticapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleUma abordagem sobre a variação linguística em livros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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