Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula da | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-24T13:50:59Z | - |
dc.date.available | 2021-02-24T13:50:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23059 | - |
dc.description | SILVA, Ana Paula da. Uma abordagem sobre a variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa. 2019. 25 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A língua, que é instrumento de comunicação entre as pessoas, não é constituída de um único modo, pois na sua formação encontra-se a ocorrência da variação linguística, fenômeno característico da sua dinamicidade e responsável pelas mudanças que esta sofre, tendo aspectos culturais e sociais como fatores motivadores para a sua ocorrência. Neste texto, são abordados os ideais da Sociolinguística, da variação linguística e do livro didático de língua portuguesa. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar e comparar à abordagem da variação linguística em dois livros didáticos de língua portuguesa. Para tanto, foram tomados como objeto de análise os livros didáticos: Português: linguagens e Tecendo linguagens: língua portuguesa, ambos destinados ao 6° ano do ensino fundamental, e pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016). Buscando fundamentar a pesquisa, foram utilizados como base teórica, especialmente na área da Sociolinguística, os estudos dos autores, Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Mollica (2015) Martellota ( 2011), relevantes para o estudo da variação da língua. Sobre as diretrizes dos livros didáticos, foram utilizados os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Guia do PNLD 2017 (2016). Esta pesquisa tem como base metodológica a abordagem qualitativa e é de cunho bibliográfico. A análise demonstrou que a abordagem referente à variação linguística ainda é feita de forma a favorecer um elemento da variação, não são todos os aspectos relevantes na formação da variação que são discutidos. Oportunizou perceber que a variação linguística ainda não recebe a mesma dimensão que é dada aos conteúdos gramaticais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Variação Linguística | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem sobre a variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula da Silva | PDF - Ana Paula da Silva | 3.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.