Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2306
Título: O trabalho em grupo à luz logoterapia: uma experiência no programa multidisciplinar de combate ao tabagismo
Autor(es): Barbosa, Rayanne Chagas
Palavras-chave: Tabagismo
Logoterapia
Saúde pública
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O Tabagismo, hábito responsável por alta morbimortalidade, apresenta historicamente um grande espaço na sociedade. Hoje, contudo, embora considerada uma droga lícita provoca certa aversão colocando à margem o público tabagista que lida com a dependência a nicotina. Tais reações se deram a partir de maior investimento em políticas públicas de cessação desde a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, que ratificou o primeiro Tratado Internacional de Saúde Pública durante a 52ª Assembleia Mundial da Saúde, provocando diversas diretrizes no combate do tabagismo, entre elas a necessidade de maior exibição de seus malefícios, proibição de propagandas e espaços de tratamento da dependência. Neste contexto de atenção à saúde do sujeito tabagista surge em paralelo das ações governamentais o Programa Multidisciplinar de Combate ao Tabagismo, desenvolvido no Hospital Alcides Carneiro na cidade de Campina Grande, desde o ano de 2008. O trabalho multidisciplinar de atenção apresenta resultados satisfatórios e a equipe de Psicologia atua dentre as atividades através da facilitação de Grupos de Apoio ofertados aos seus participantes durante os três meses de tratamento. O trabalho em grupo à luz da Logoterapia, de cunho fenomenológico existencial criada pelo vienense Viktor Emil Frankl, possibilita grande mobilização dos noodinamismos existenciais à busca pelas motivações e potencialidades para o abandono do tabaco. Torna-se objetivo assim trazer a experiência da atuação em grupos de apoio do “Projeto Tratamento do Tabagismo: Enfoque Multidisciplinar” à luz da Logoterapia.
Descrição: BARBOSA, R. C. O trabalho em grupo à luz logoterapia: uma experiência no programa multidisciplinar de combate ao tabagismo. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2306
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Chagas Barbosa.pdfRayanne Chagas Barbosa779.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.