Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Allyda Rayanne Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-24T14:04:11Z | - |
dc.date.available | 2021-02-24T14:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23060 | - |
dc.description | SILVA, Allyda Rayanne Bezerra da. Experiências e reflexões sobre a prática docente do professor de língua portuguesa. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Fazer reflexões acerca da prática docente dentro do contexto pedagógico é essencial e necessário para criar uma atuação mais consistente no que diz respeito à atuação dos educadores. O mundo contemporâneo exige indivíduos pensantes, capacitados na escrita e leitura para desempenhar funções estabelecidas seja na formação acadêmica ou no ambiente profissional. Deste modo, entende-se que o educador é o elo entre o processo de ensino e aprendizagem e responsável por gerar nos alunos uma ambição de saberes, conhecimento e procura de informações. Assim, o presente estudo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca da prática dos educadores, verificar o contexto da formação dos professores, as concepções de educação e escola e a prática do ensino da língua portuguesa a partir da vivência do estágio supervisionado. O referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e exploratória, a qual foi realizada em uma escola da rede pública de ensino, durante o período do estágio de docência, conforme observações, anotações e aplicações de oficinas. Esse tipo de pesquisa tem o intuito e finalidade do aprimoramento de conceitos ou descoberta de percepções. Para auxiliar na elaboração deste estudo, serão utilizados livros, artigos científicos e revistas online, norteados no ponto de vista da reflexão dos seguintes pressupostos teóricos: Junckes (2013), Gomes (2008), Marluce (2013), PCN de Língua Portuguesa (1998) e (2001), Sousa (2013), entre outros. A seleção do material foi realizada de acordo com o objetivo do presente estudo, através de leituras e levantamento de dados bibliográficos. Diante disso, esta pesquisa contribui para despertar na prática docente, algumas possibilidades de valorizar atividades que complementem as aulas e desperte o interesse pela leitura e escrita dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação Acadêmica | pt_BR |
dc.title | Experiências e reflexões sobre a prática docente do professor de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Allyda Rayanne Bezerra da Silva | PDF - Allyda Rayanne Bezerra da Silva | 670.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.