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dc.contributor.authorSilva, Pedro Feitoza da-
dc.date.accessioned2021-02-26T00:27:26Z-
dc.date.available2021-02-26T00:27:26Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.otherCDD 320 S586c-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23069-
dc.descriptionSILVA, P. F da. A crítica nietzschiana sobre a "barbárie cultivada" na formação humana. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo realizar uma investigação acerca da crítica do jovem Nietzsche à educação de seu tempo, que longe de promover a libertação e o despertar das potencialidades do indivíduo, visava a uma formação utilitária para atender tão somente as demandas do emergente Estado alemão. A cultura, nos meios educacionais, na visão de Nietzsche, havia sido transfigurada em uma tendência utilitária, de modo que tudo aquilo que era disseminado nos estabelecimentos de ensino não passava de uma “barbárie cultivada”, tendo em vista o caráter jornalístico introduzido na literatura pedagógica da época. Neste caso, a formação do jovem alemão, bem como de seus educadores, não teria como base o primado da cultura, mas tão somente uma célere especialização técnica erudita, para responder ao déficit de funcionários qualificados para ocupar os cargos nos quadros do Estado alemão recém-industrializado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Julio Cesar Kesteringpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA crítica nietzschiana sobre a "barbárie cultivada" na formação humanapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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