Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2308
Título: A vulnerabilidade dos adolescentes das escolas públicas às DST/AIDS e a gravidez não planejada
Autor(es): Castro, Luiz Philippe de
Palavras-chave: Vulnerabilidade na Adolescência
Gravidez na Adolescência
Sexualidade na Adolescência
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Escolas Públicas
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O presente artigo teve por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa intitulada: Sexualidade: Vulnerabilidade às DSTS/AIDS e a Gravidez não Planejada em Adolescentes das Escolas Públicas Estaduais do Município de Campina Grande – PB, na qual se constatou a vulnerabilidade dos adolescentes às DSTS/AIDS e a Gravidez não Planejada. Participaram 307 adolescentes de 15 escolas, 35,8% do sexo masculino e 63,5% do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram: uma adaptação do instrumento elaborado pelo Ministério da Saúde Questionário para avaliação de programas de prevenção das DST/AIDS, junto a uma adaptação do questionário estruturado, construído pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados indicam que os adolescentes possuem conhecimento sobre as DTS/AIDS e prevenção contra gravidez não-planejada, atingindo boas médias de conhecimento sobre formas de se pegar AIDS; formas de proteção contra o vírus da AIDS; informações sobre sintomatologia das DTS/AIDS, respectivamente, 84,55%; 81,98%; 80,26%. No entanto, tais conhecimentos não implicam numa adoção de métodos contraceptivos na prevenção contra DST/AIDS e gravidez não-planejada, na medida em que, dos sujeitos da pesquisa que já tiveram relação sexual, apenas 30,06% optaram pelo uso de contraceptivos em sua primeira relação sexual e apenas 28,05% os utiliza com freqüência, o que evidenciou a vulnerabilidade dos mesmos.
Descrição: CASTRO, L. P. de. A vulnerabilidade dos adolescentes das escolas públicas às DST/AIDS e a gravidez não planejada. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2308
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Philippe de Castro.pdfLuiz Philippe de Castro395.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.