Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Rafaelle da Silva-
dc.date.accessioned2013-11-13T18:44:29Z-
dc.date.available2013-11-13T18:44:29Z-
dc.date.issued2013-11-13-
dc.identifier.otherCDD 536.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2309-
dc.descriptionSOUZA, R. da S. O experimento de Joule e o ensino de termodinâmica baseado na história da ciência: uma proposta didática. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractMuitos foram os estudiosos que buscaram entender a natureza e as propriedades do Calor, com diferentes hipóteses, que se alteraram ao longo do tempo. James Prescott Joule, com suas experiências térmicas, conseguiu contribuir para esses estudos, cuja formulação e determinação do equivalente calor mecânico tiveram mais influência sobre o desenvolvimento e especialmente a aceitação do princípio da conservação da energia. Suas contribuições foram de tal importância que permanecem nas pautas de discussões desde então, caracterizando um alto grau de importância para o estudo de ciências naturais. Este trabalho se concentra em um episódio histórico envolvendo a história da termodinâmica, mais especificamente o desenvolvimento da equivalência entre trabalho mecânico e calor e tem por objetivo construir uma proposta didática envolvendo experimentos históricos e contextualização, a partir da busca do equivalente mecânico do calor por Joule. A proposta inclui o estudo do texto original de Joule, seus pressupostos teóricos e metodológicos, e a construção de um equipamento similar ao que ele utilizou em 1850, uma vez que a tentativa de replicação do experimento de Joule mostrou-se inviável. O estudo de experimentos históricos tende a contribuir para a compreensão da prática experimental dos estudiosos, ajudando-nos a reconstruir as dimensões tácitas de práticas do passado e com isso, podemos alcançar as diretrizes apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que objetivam formar cidadãos contemporâneos capazes de participar ativamente na sociedade e no mundo em que vivem, desenvolvendo nos estudantes um pensamento crítico e reflexivo, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Paula Bispo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectEquivalente mecânico do calorpt_BR
dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
dc.titleO experimento de Joule e o ensino de termodinâmica baseado na história da ciência: uma proposta didáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaelle da Silva Souza.pdfRafaelle da Silva Souza1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.