Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Rafaelle da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-13T18:44:29Z | - |
dc.date.available | 2013-11-13T18:44:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 536.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2309 | - |
dc.description | SOUZA, R. da S. O experimento de Joule e o ensino de termodinâmica baseado na história da ciência: uma proposta didática. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Muitos foram os estudiosos que buscaram entender a natureza e as propriedades do Calor, com diferentes hipóteses, que se alteraram ao longo do tempo. James Prescott Joule, com suas experiências térmicas, conseguiu contribuir para esses estudos, cuja formulação e determinação do equivalente calor mecânico tiveram mais influência sobre o desenvolvimento e especialmente a aceitação do princípio da conservação da energia. Suas contribuições foram de tal importância que permanecem nas pautas de discussões desde então, caracterizando um alto grau de importância para o estudo de ciências naturais. Este trabalho se concentra em um episódio histórico envolvendo a história da termodinâmica, mais especificamente o desenvolvimento da equivalência entre trabalho mecânico e calor e tem por objetivo construir uma proposta didática envolvendo experimentos históricos e contextualização, a partir da busca do equivalente mecânico do calor por Joule. A proposta inclui o estudo do texto original de Joule, seus pressupostos teóricos e metodológicos, e a construção de um equipamento similar ao que ele utilizou em 1850, uma vez que a tentativa de replicação do experimento de Joule mostrou-se inviável. O estudo de experimentos históricos tende a contribuir para a compreensão da prática experimental dos estudiosos, ajudando-nos a reconstruir as dimensões tácitas de práticas do passado e com isso, podemos alcançar as diretrizes apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que objetivam formar cidadãos contemporâneos capazes de participar ativamente na sociedade e no mundo em que vivem, desenvolvendo nos estudantes um pensamento crítico e reflexivo, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Paula Bispo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Equivalente mecânico do calor | pt_BR |
dc.subject | História da Ciência | pt_BR |
dc.title | O experimento de Joule e o ensino de termodinâmica baseado na história da ciência: uma proposta didática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafaelle da Silva Souza.pdf | Rafaelle da Silva Souza | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.