Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fortunato, Gislainy Florencio Batista | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:48:53Z | - |
dc.date.available | 2021-03-10T12:48:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23129 | - |
dc.description | FORTUNATO, Gislainy Florencio Batista. Literatura e ensino: estratégias teóricas para a prática da leitura literária na escola. 2019. 23 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar uma análise sobre o ensino da literatura nos Anos Finais do Ensino Fundamental, apresentando estratégias de leitura literária que poderão ser trabalhadas pelos docentes em sala de aula. A literatura tem o poder de desenvolver nos indivíduos os aspectos cognitivos, emocionais, intelectuais e imaginativos, levando-os ao aprimoramento de suas potencialidades humanas, e contribuindo para o desenvolvimento crítico-reflexivo dos educandos. Ao trabalhar com as estratégias de leitura o professor poderá possibilitar aos alunos diversas formas de leitura e interpretação dos textos literários. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, respaldada em autores como: Cosson (2014), Jouve (2012), Todorov (2012), Amarilha (2013), Solé (1998), Colomer (2007) e Kleiman (2007). Chegou-se à conclusão, a partir dos estudos teóricos, que a literatura deve ser trabalhada como forma de ampliar os conhecimentos e vivências cotidianas para que os jovens leitores possam perceber o mundo a partir da leitura literária. As estratégias de ensino poderão ser um aporte para o professor desenvolver nos alunos o gosto pelo ato de ler. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.title | Literatura e ensino: estratégias teóricas para a prática da leitura literária na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gislainy Florencio Batista Fortunato | PDF - Gislainy Florencio Batista Fortunato | 378.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.