Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2313
Título: O Mundo do Trabalho e as Migrações: experiências de Trabalhadores de Fagundes - PB em Itambé - PE
Autor(es): Gomes, Helder Melquisedec da Silva
Palavras-chave: Migração
Trabalho
Experiências
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O resultado desta pesquisa sobre a experiência de migrantes de Fagundes –PB no mundo do trabalho do corte da cana-de-açúcar em Usina de Itambé- PE, constatou que eles estão na eminência de serem substituídos pelo corte mecanizado. Temos por objetivo entender as condições de vida e de trabalho de migrantes fagundenses, nas usinas de cana de açúcar em Itambé – PE. O trabalho na agricultura se desenvolve ao ar livre, estando os trabalhadores expostos à radiação solar excessiva, utilizando equipamentos de proteção individuais improvisados é inadequado, o que torna os trabalhadores mais expostos a possibilidade de ocorrência de acidentes de trabalho. O ambiente de trabalho se da longe das instalações sanitárias, o que favorece a disseminação de verminoses, associada com uma alimentação inadequada aumentando a possibilidade de contraírem doenças infecciosas. O trabalho no corte de cana de açúcar configura uma forma de trabalho que está diretamente relacionada à sobrevivência nesse trabalho sazonal. Na pesquisa procuramos ouvir empresas, sindicatos, federação e doze trabalhadores onde são apresentados dados da pesquisa de campo, entrevistas orais e uso de pesquisa bibliográfica do ponto de vista historiográfico que fomentou o trabalho. Os cortadores de cana, trabalho que existe desde os primórdios da colonização portuguesa, são submetidos a níveis de exploração, como eram os escravos na época colonial, é estão competindo com as maquinas, dado que a mecanização do corte de cana, com o advento da globalização já chegou a Pernambuco. Julgamos que e a mecanização está intensificando a perda de posto de trabalho.
Descrição: Gomes, H. M. da S. O Mundo do Trabalho e as Migrações: experiências de Trabalhadores de Fagundes - PB em Itambé - PE. 2011. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2313
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helder Melquisedec da Silva Gomes.pdfHelder Melquisedec da Silva Gomes7.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.