Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amaral, Maria Beticleide Felix do | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T22:39:07Z | - |
dc.date.available | 2021-03-11T22:39:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23137 | - |
dc.description | AMARAL, M. B. F do. O jornal e o cordel na prática docente: uma abordagem metodológica do ensino fundamental. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inserção do cordel e o jornal em sala de aula do Ensino Fundamental I, como ferramentas metodológicas que visam a interação entre docente e discentes, possibilitam um aprendizado significativo. O objetivo deste artigo é refletir acerca da prática docente tendo como ferramentas metodológicas o cordel e o jornal, na aprendizagem do Ensino Fundamental (anos iniciais). Nossa proposta é mostrar que estas ferramentas colaboram na leitura e escrita Freinetiana, do uso do Cordel e do Jornal na sala de aula das escolas municipais do município de Soledade - PB. Tomamos como referencial teórico desta pesquisa, Cavalcanti (2009), Sousa (2015), Lima (2013), Pinheiro (2013), Kirinus (2011), Freinet (2001, 1996, 1998), Oliveira (2009), Dewey (2010), Candau (1995) entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em articulação com a pesquisa exploratória a partir de relato de experiência de sala de aula enquanto docente na Escola Municipal Prof. Luiz Gonzaga Burity e Escola Municipal Maria do Carmo Araújo Souto, na cidade de Soledade - PB. Os resultados obtidos indicam que o cordel e jornal, devido às possibilidades de uso metodológico, linguagem, características, peculiaridades próprias, unidos à expressividade, conseguem motivar a participação dos alunos em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cordel | pt_BR |
dc.subject | Jornal | pt_BR |
dc.subject | Recurso metodologico | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | O jornal e o cordel na prática docente: uma abordagem metodológica do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf | 669.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
PDF - MARIA BETICLEIDE FELIX DO AMARAL.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.