Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/232
Título: Ingestão de flúor de dentifrício em pré-escolares
Autor(es): Nascimento, Helena Aguiar Ribeiro do
Palavras-chave: Odontologia
Higiene bucal em crianças
Ingestão de flúor
Fluorose dental
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi estimar a ingestão de flúor de dentifrícios utilizados por crianças de 02 a 06 anos de idade em um hospital, na cidade de Campina Grande, PB, Brasil. A amostra foi calculada a partir de uma população de 825 crianças atendidas mensalmente, constituindo-se de 87 crianças, sendo considerado o grau de confiança de 95%, erro de 10% e poder de 50%. Os dados foram obtidos através de uma entrevista com formulário específico, aplicado aos pais/responsáveis, sobre aspectos relacionados aos dados sócio-demográficos e escovação dentária das crianças. Em adição, verificou-se a quantidade de flúor utilizada na escovação da criança, por meio de balança de precisão, para avaliação do risco de fluorose dentária, considerando o ponto de corte 0,07mgF/kg peso corporal/dia. Os dados foram trabalhados sob a forma de estatística descritiva e inferencial (Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher), com nível de significância de 5%. Levando-se em consideração o uso do dentifrício, o risco de fluorose das crianças pesquisadas foi 37,9%. Além disso, houve associação significativa entre o risco de fluorose, a escolaridade do responsável, a idade da criança, a frequência de escovação e quem realiza a higiene bucal da criança (p<0,05). Concluiu-se que elevada parcela das crianças apresentou risco de fluorose, usando o dentifrício de forma inadequada.
Descrição: NASCIMENTO, H. A. R. do. Ingestão de flúor de dentifrício em pré-escolares. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/232
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helena Aguiar Ribeiro do Nascimento.pdfHelena Aguiar Ribeiro do Nascimento419.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.