Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Matheus Lima Evaristo da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T14:55:12Z | - |
dc.date.available | 2021-03-23T14:55:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23209 | - |
dc.description | SILVA, Matheus Lima Evaristo da. Dificuldades de aprendizagem e inclusão: na cidade de Guarabira-PB. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | As dificuldades de aprendizagem caracterizam-se por distúrbios que se manifestam nos processos cognitivos básicos, principalmente de crianças durante o seu desenvolvimento intelectual e que podem causar problemas em qualquer área relacionada à aprendizagem. Escolas que não possuem profissionais qualificados, entre outros fatores, encontram dificuldades para trabalhar de forma diversificada e influenciam negativamente no desempenho destes discentes, gerando a exclusão escolar. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar alguns tipos de dificuldades de aprendizagem mais comuns no âmbito educacional que interferem diretamente na aquisição de conhecimentos, e as limitações encontradas pelos professores na inclusão dos alunos que a possuem. A metodologia utilizada foi à bibliográfica e de campo, através do uso de um questionário como instrumento para coleta de dados, analisados a partir do método qualitativo. Para dar uma melhor fundamentação teórica, foram empregados autores como Smith e Strick (2001), Silva (2012), Pinto (2012), Carvalho (2003), Mantoan (1989), entre outros. Como resultado, percebeu-se que existem aspectos que podem limitar o processo inclusivo de alunos com dificuldades de aprendizagem, entretanto a pesquisa indicou que algumas professoras apesar de possuírem qualificações profissionais para trabalhar com alunos com estas dificuldades, não demonstraram isso nas respostas. Desta maneira, o tema torna-se bastante relevante, uma vez que apresenta conclusões a partir da perspectiva dos educadores de diferentes tipos de dificuldades de aprendizagem relacionadas ao processo de inclusão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rônia Galdino da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Limitações | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem e inclusão: na cidade de Guarabira-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Matheus Lima Evaristo da Silva | PDF - Matheus Lima Evaristo da Silva | 494.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.