Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, George Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T16:31:32Z | - |
dc.date.available | 2021-03-23T16:31:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 411 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23213 | - |
dc.description | BRITO, G. P. Internetês: a linguagem utilizada em interações virtuais informais e sua influência nas produções textuais escolares do Ensino Médio. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Na sociedade contemporânea, o uso da internet tem proporcionado cada vez mais interações mediadas por computadores, tablets e smartphones, principalmente. Com isso, diversas práticas cotidianas foram alteradas e, entre elas, está também a nossa forma de comunicação. Em virtude disso, este trabalho volta-se para a análise de produções de textos escritos em contexto de sala de aula, a fim de averiguar se as interações na internet têm influenciado na escrita desses textos produzidos em situações escolarizadas, ou seja, se é possível observar nos textos dos alunos a interferência de marcas da linguagem tipicamente utilizadas em suas interações virtuais informais, tão recorrentes no cotidiano da sociedade atualmente. Em caso afirmativo, a pesquisa buscou analisar as características mais recorrentes da linguagem nomeada como “Internetês” nos textos dos alunos. O corpus selecionado foi coletado em uma escola localizada no interior do sertão paraibano e é composto por um total de 84 (oitenta e quatro) redações produzidas por estudantes dos três 1° anos da escola. Como aporte teórico a esse trabalho, tomamos os autores como: Álava (2003), Coulmas (2014), Barton e Lee (2015), Komesu e Tenani (2015), Marcuschi (2005). Podemos observar que, dentre essas produções, as ocorrências que aparecem com maior frequência são: acréscimos, abreviaturas e emoticons, totalizando 37 casos em todas as 84 produções, cuja análise indica haver influências advindas das interações virtuais nas redações escritas em contexto escolar. Ressaltamos que não objetivamos incentivar ou ignorar o uso do internetês, entretanto, buscamos retratar a modernização das interações entre os indivíduos e pensar em como essas mudanças afetam a modalidade escrita. Por fim, destaca-se que a importância desse trabalho se dá pela necessidade de refletir sobre o uso da língua e do ensino de Língua Portuguesa voltado para diferentes situações sociocomunicativas em que uma não se sobrepõe à outra. Desse modo, percebemos a relevância de observar a possível interferência da linguagem da internet nos usos da escrita padrão, principalmente, no espaço escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profª. Drª. Danielly Vieira Inô | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Internetês | pt_BR |
dc.subject | Interação virtual | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.title | Internetês: a linguagem utilizada em interações virtuais informais e sua influência nas produções textuais escolares do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - George Pereira Brito.pdf | PDF - George Pereira Brito | 889.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 918.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.