Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Maria Alice Amélia de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T22:25:52Z | - |
dc.date.available | 2021-03-23T22:25:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23214 | - |
dc.description | AGUIAR, M. A. A. A literatura no Ensino Médio: reflexões sobre práticas no Cariri Paraibano. 2021. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia trata sobre o Ensino de Literatura no ensino médio, partindo de reflexões acerca das práticas no cariri paraibano. Assim, objetiva investigar como vem sendo ministrado o ensino da literatura no ensino médio de duas escolas, pública/privada, da cidade de Monteiro – Paraíba. Esta pesquisa também objetivou responder a algumas questões relacionadas à maneira que vêm sendo abordadas as atividades para o trabalho com a literatura no Ensino médio e constatar se esse ensino está sendo fundamentado nos documentos oficiais: Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- OCEM (2006), a Base Nacional Comum Curricular– BNCC (2010) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio na Paraíba- RCPEM (2006). A modalidade de pesquisa adotada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa qualitativa e descritiva, quanto aos procedimentos de geração de dados, é classificada como pesquisa de campo, pois se estruturou por meio da aplicação de questionários com os docentes/discentes, e também a partir de observações de aulas. Teoricamente, apoia- se nos estudos de Pinheiro (2009) Antunes (2009), Marcuschi (2006), Cosson (2006), Candido (1981), Silva (1999), Zilberman (2010), dentre outros. Além de documentos parametrizadores do ensino: Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- OCEM (2006), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2010) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio na Paraíba (2006). A análise e os resultados desta pesquisa nos permitiram perceber que o ensino de literatura tem se deparado com obstáculos que têm dificultado uma prática mais eficiente, no sentido de cumprir as orientações presentes nos documentos oficiais, de formar leitores e de difundir o gosto pela leitura. Ou seja, observamos um ensino que vem sendo ministrado ainda de forma cristalizada e tradicional nas escolas e que tem contribuído pouco para a constituição de um leitor crítico, que sabe substituir a superficialidade do texto pelo alcance das estruturas profundas da ideia e que consegue relacionar o texto lido com o mundo vivido. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | A literatura no Ensino Médio: reflexões sobre práticas no Cariri Paraibano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Alice Amélia de Aguiar.pdf | PDF - Maria Alice Amélia de Aguiar | 694.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 396.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.