Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23220
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mario Jefferson Canuto da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T12:18:37Z | - |
dc.date.available | 2021-03-24T12:18:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23220 | - |
dc.description | SILVA, Mario Jefferson Canuto da. Planejamento e avaliação: caminhos para uma prática pedagógica eficaz. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do planejamento e avaliação no campo da educação que, diante dos desafios e relatos dos professores, ainda existe diversas dificuldades que impedem o sucesso no ato de planejar e avaliar. Além dos estudos bibliográficos, foi aplicado um questionário aos professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Passa e Fica/RN. As perguntas foram elaboradas mediante a abordagem proposta nesse trabalho. No transcorrer da pesquisa é discorrida a trajetória histórica sobre o planejamento e avaliação, bem como os caminhos percorridos até os dias atuais, desencadeando igualmente uma discussão sobre a eficiência, sistematicidade e dificuldades que ainda incidem na prática como os instrumentos desviantes na avaliação e planejamento. Como base teórica, mencionarei autores como: Menegolla e Sant'Anna (2001); Libane (1994), Libane (2001), Luckesi (2011), Sant'Anna (1995), Matui (1995) e Gatti (2009); e documentos que marcam o processo de planejamento, como: PNE (Plano Nacional de Educação), LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), BNCC (Base Nacional Curricular Comum), para contribuir com a fundamentação deste estudo. Ao resultado final dessa pesquisa, os docentes demonstraram diversos aspectos positivo sobre suas práticas voltadas ao planejamento e avaliação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Planejamento e avaliação: caminhos para uma prática pedagógica eficaz | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mario Jefferson Canuto da Silva | PDF - Mario Jefferson Canuto da Silva | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.