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Título: A teoria de gêneros jornalísticos e a formação inicial de comunicadores sociais: caminhos entrelaçados
Autor(es): Silva, Severino Pequeno da
Palavras-chave: Teoria de gêneros
Gêneros jornalísticos
Universidade
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Nos últimos anos os estudos sobre gêneros jornalísticos vêm promovendo grande melhoramento no jornalismo de diversos meios de comunicação, se constituindo, então, destacar o espaço que eles devem obter nas universidades para melhor preparar os estudantes para a vida profissional. Nesse sentido, nossa pesquisa tem a proposta de fazer uma análise descritiva em produções jornalísticas elaboradas por estudantes da turma 2008.2 referente ao 4° ano noturno do curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nossa análise não tem a intenção de criticar essas produções nem tão pouco corrigi-las com análise qualitativa. Objetivamos confrontar os textos analisados com as teorias de gêneros jornalísticos estudadas nos cursos superiores de Comunicação Social, visando mostrar até que ponto essas produções convergem e divergem com essas teorias, trazendo a discussão da relação existente entre prática e teoria dos gêneros jornalísticos nos processos de formação inicial de comunicadores sociais habilitados em jornalismo. Uma das inquietações da pesquisa se configurou na possibilidade de mostrar à comunidade acadêmica que a teoria de gêneros precisa fazer parte do ciclo de formação dos estudantes, principalmente na parte que concerne as disciplinas de produção textual. Assim, representa duas das questões-problema: Quais as estratégias de ensino que podem ser desenvolvidas nas disciplinas de produção textual para inserir, com eficácia, a teoria de gêneros no curso superior de jornalismo? O método como a teoria de gêneros está sendo implantada na universidade é adequado para a formação inicial de jornalista? Dentre os objetivos específicos da pesquisa destacamos: estimular os alunos de jornalismo a aplicarem a teoria de gêneros nos textos produzidos na universidade, explicar a comunidade acadêmica o valor das técnicas oferecidas pela teoria de gêneros na produção de textos jornalísticos notícia, reportagem e artigo de opinião e analisar a forma como a teoria de gêneros está sendo inserida nas disciplinas de produção textual no curso de Comunicação Social da UEPB. O presente estudo está vinculado a Teoria Dialógica do Discurso (TDL) difundida por Bakhtin (2011) e outros, e teve contribuições teóricas de autores como Corrèa (2003), Lakatos e Marconi (2013), Zanella (2009), Marcuschi (2008), Rodrigues (2005), Grillo (2004), Pena (2008), Xavier (2010). Na análise fizemos uso do questionário com a finalidade de determinar informações para alcançar os objetivos da pesquisa. Os resultados nos permitem afirmar que a teoria de gêneros não está sendo inserida de forma eficaz nas disciplinas de produção textual do curso de Comunicação Social da UEPB. Através da análise dos textos, constatamos uma disparidade significativa do que os alunos estão entendendo e, consequentemente, produzindo como gêneros jornalísticos. Nosso estudo é apropriado para ser exposto a estudantes e professores, principalmente para aqueles especializados na área de produção textual, colaborando para uma melhor formação acadêmica no que diz respeito à produção de textos jornalísticos como a notícia, a reportagem e o artigo de opinião.
Descrição: SILVA, S. P. da. A teoria de gêneros jornalísticos e a formação inicial de comunicadores sociais: caminhos entrelaçados. 2013. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2322
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