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dc.contributor.authorSouza, Mikaella Santos de-
dc.date.accessioned2021-03-24T14:32:20Z-
dc.date.available2021-03-24T14:32:20Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23231-
dc.descriptionSOUZA, Mikaella Santos de. Alunos surdos no ensino regular: o uso da ludicidade para a sua inclusão em sala de aula. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractMuitas são as escolas que possuem alunos surdos em sala de aula, os quais muitas vezes o professor os tem como um desafio para tornar seu processo de ensino-aprendizagem no mesmo ritmo dos demais em sala de aula. Casos assim são mais propícios à exclusão deste aluno surdo, tornando sempre necessário ao professor tomar medidas que garantam sua inclusão em sala de aula. Dentre estas medidas está o uso da ludicidade como ferramenta facilitadora de ensino em sala de aula. Por isso, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar sobre a importância das atividades lúdicas para inclusão de alunos surdos no Ensino Regular, defendendo-as como ferramenta essencial contra os desafios de sua inclusão. Para a realização desta pesquisa, foi definida uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista contendo perguntas sobre “A APLICAÇÃO DA LUDICIDADE PARA ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA”. O local da pesquisa foi a escola E.M.E.F. Ernestina Pinto, localizada na cidade de Solânea – PB, onde foram entrevistados uma professora bilíngue e um instrutor de Libras, ambos que trabalham em uma mesma sala multisseriada com múltiplas deficiências. Sendo que, a partir de seus relatos foi observado que em suas aulas utilizam-se de várias atividades lúdicas com seus alunos e, confirmaram que através destas atividades os alunos mostram um maior progresso em seu aprendizado. Por fim, foi concluído que o uso da ludicidade é uma ferramenta importante para a inclusão destes alunos surdos, principalmente como meio facilitador de aprendizagem em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectInclusão em sala de aulapt_BR
dc.titleAlunos surdos no ensino regular: o uso da ludicidade para a sua inclusão em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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