Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPimentel, Mariana Ramos-
dc.date.accessioned2013-11-13T19:21:50Z-
dc.date.available2013-11-13T19:21:50Z-
dc.date.issued2013-11-13-
dc.identifier.otherCDD 303.483 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2323-
dc.descriptionPIMENTEL, M. R. Práticas de leitura no ciberespaço: o que muda com o hipertexto?. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013.pt_BR
dc.description.abstractO avanço das tecnologias de informação e comunicação tem provocado novas relações na sociedade contemporânea decorrentes da multiplicação dos suportes tecnológicos possibilitados pelo ciberespaço. Entre essas, notabiliza-se o letramento digital, que tem trazido transformações nas práticas de leitura, fato que instiga reflexões tanto no campo comunicacional como no âmbito pedagógico. Nesse sentido, a pesquisa buscou responder à seguinte questão problematizadora: “Como os jovens do Ensino Médio em Campina Grande concebem a leitura na Internet?”. Para a análise desse contexto, abordou as concepções e estratégias de leitura utilizadas pelos participantes do estudo no ato de leitura na web, bem como a funcionalidade do hipertexto na construção da percepção cognitiva desses sujeitos. Como estratégia metodológica, a pesquisa, de cunho qualitativo e características interdisciplinares, adota uma observação sistemática, desenvolvida em duas escolas: uma particular e uma pública, ambientes nos quais foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Os resultados apontam para um cenário de transição entre a leitura tradicional e a virtual, no qual os sujeitos ainda não (re)conhecem a funcionalidade e as significativas possibilidades do hipertexto para a construção do conhecimento. Nas escolas pesquisadas, os estudantes limitam-se à leitura numa perspectiva utilitária para obtenção de significados imediatos sugeridos no processo pedagógico em que se inserem, embora a maioria dos alunos da escola privada afirme utilizar os hiperlinks para aprofundamento da leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Robéria Nádia Araújo Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectHiperleitorpt_BR
dc.titlePráticas de leitura no ciberespaço: o que muda com o hipertexto?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Ramos Pimentel.pdfMariana Ramos Pimentel503.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.