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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pimentel, Mariana Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-13T19:21:50Z | - |
dc.date.available | 2013-11-13T19:21:50Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 303.483 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2323 | - |
dc.description | PIMENTEL, M. R. Práticas de leitura no ciberespaço: o que muda com o hipertexto?. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | O avanço das tecnologias de informação e comunicação tem provocado novas relações na sociedade contemporânea decorrentes da multiplicação dos suportes tecnológicos possibilitados pelo ciberespaço. Entre essas, notabiliza-se o letramento digital, que tem trazido transformações nas práticas de leitura, fato que instiga reflexões tanto no campo comunicacional como no âmbito pedagógico. Nesse sentido, a pesquisa buscou responder à seguinte questão problematizadora: “Como os jovens do Ensino Médio em Campina Grande concebem a leitura na Internet?”. Para a análise desse contexto, abordou as concepções e estratégias de leitura utilizadas pelos participantes do estudo no ato de leitura na web, bem como a funcionalidade do hipertexto na construção da percepção cognitiva desses sujeitos. Como estratégia metodológica, a pesquisa, de cunho qualitativo e características interdisciplinares, adota uma observação sistemática, desenvolvida em duas escolas: uma particular e uma pública, ambientes nos quais foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Os resultados apontam para um cenário de transição entre a leitura tradicional e a virtual, no qual os sujeitos ainda não (re)conhecem a funcionalidade e as significativas possibilidades do hipertexto para a construção do conhecimento. Nas escolas pesquisadas, os estudantes limitam-se à leitura numa perspectiva utilitária para obtenção de significados imediatos sugeridos no processo pedagógico em que se inserem, embora a maioria dos alunos da escola privada afirme utilizar os hiperlinks para aprofundamento da leitura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Robéria Nádia Araújo Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Hipertexto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Hiperleitor | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura no ciberespaço: o que muda com o hipertexto? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 27 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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