Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2325
Título: Políticas públicas tributárias para o desenvolvimento econômico no estado da Paraíba: uma visão do Simples Nacional
Autor(es): Lopes, Rozângela Almeida
Palavras-chave: Estado
Políticas públicas
Desenvolvimento econômico
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O Estado é a instituição dentro de um país com poder de legislar e tributar a respectiva sociedade. Instrumento da ação coletiva realiza ações públicas e busca alcançar os objetivos fundamentais instituídos pela Constituição Federal. É nesse contexto, que este trabalho busca analisar as ações públicas do Estado voltadas a fomentar o desenvolvimento econômico nacional por via de tratamento jurídico diferenciado. Os meios utilizados para a realização deste trabalho se delinearam na pesquisa bibliográfica dissertativa, utilizada como meio de formação cientifica, procurando analisar informações consistentes e concretas sobre a problemática abordada. Também se fez necessário à realização de coleta de dados quantitativos, através da pesquisa documental, buscando facilitar o entendimento do tema proposto, bem como justificar a pesquisa ora abordada. Identificada e mensurada as receitas tributárias correlacionou-se com o percentual de constituição e extinção de empresas do Estado da Paraíba no período delimitado entre 1998 e 2009. Na fase da abordagem bibliográfica, o estudo tem o propósito de fundamentar a base das premissas, contemplando o conceito de Estado, políticas públicas e financiamento público, não esquecendo que as ações do Estado são instituídas pela Constituição Federal, trabalha-se também a importância do Sistema Tributário e os diferentes Regimes Tributários na atualidade no país. Na coleta de dados pesquisa-se como as ações desenvolvidas pelo Estado através da adoção de tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico nacional influenciou no aumento do número de constituição/extinção de empresas. Isto porque, à medida que se implementa políticas públicas tributárias voltada ao fortalecimento das micro e pequenas empresas, assegura-se o desenvolvimento deste segmento na economia do país.
Descrição: LOPES, R. A. Políticas públicas tributárias para o desenvolvimento econômico no estado da Paraíba: uma visão do Simples Nacional. 2010. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2325
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosângela Almeida Lopes.pdfRosângela Almeida Lopes697.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.