Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23263
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Querino, Stéfani Tamiris Leite Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T12:15:47Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T12:15:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23263 | - |
dc.description | QUERINO, Stéfani Tamiris Leite Guedes. O ensino de língua portuguesa: práticas de linguagem nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo discute refletir sobre as práticas de linguagens abordadas no ensino de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, utilizando de marcos legais e teóricos acerca do tema proposto. A princípio foram realizados estudos sobre o marco regulatório que abrange o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, embasado pelos documentos legais, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Como contribuição para as discussões, discorremos sobre as concepções de linguagem e suas implicações para o ensino da Língua, embasada nas teorias de Geraldi (1984), Saussure (1995), Bagno (2002), Bakhtin (2006), Travaglia (2009), entre outros autores. Nessa perspectiva, apresentamos as práticas de linguagens que compõem o currículo de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de analisar o desenvolvimento de habilidades das práticas de leitura/escuta, oralidade, escrita e análise linguística/semiótica, no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a participação significativa e crítica do sujeito nas diversas práticas sociais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | O ensino de língua portuguesa: práticas de linguagem nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Stéfani Tamiris Leite Guedes Querino | PDF - Stéfani Tamiris Leite Guedes Querino | 923.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.