Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2327
Título: História e sindicalismo: Atuação e militância da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB) nas décadas de 1980 e 1990
Autor(es): Araújo, Suênia Maria Nascimento de
Palavras-chave: Sindicalismo
Docente
História
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Este artigo tem como objetivo historicizar e discutir o movimento sindical em Campina Grande, mais especificamente, da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB) nas décadas de 1980 e 1990. Como propósito, fizemos uma breve análise da história do sindicalismo no Brasil e da história da ADUEPB, verificando a forma como ocorriam as mobilizações, quais eram os objetivos das lutas travadas, bem como as estratégias e táticas empregadas nas relações entre empregador e trabalhador. Abordamos aspectos relacionados a atuação da ADUEPB e de seus militantes na busca constante por conquistas e melhorias para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos uso do método da História Oral através da realização de entrevistas semi estruturadas com dois militantes deste sindicato, onde tivemos oportunidade de conhecer a história da ADUEPB partindo das vozes dos próprios personagens. Tomamos por referenciais teóricos Ecléa Bosi (2003) para estudar o conceito de memória. Michel de Certeau contribuiu com os conceitos de estratégia e tática para discutirmos as relações entre os militantes sindicais e os dirigentes institucionais, para as questões relacionadas ao movimento sindical, utilizamos Marco Aurélio Santana e Sílvio Costa (1995). Em suas narrativas, os entrevistados enfatizaram a importância da atuação da ADUEPB na luta por relevantes conquistas como a estadualização e a autonomia financeira da UEPB em pleno processo de desestabilização do sindicalismo no Brasil ocorridos durante a década de 90 pelo Governo Federal e Estadual.
Descrição: Araújo, S. M. N. de. História e sindicalismo: Atuação e militância da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB) nas décadas de 1980 e 1990. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2327
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suênia Maria Nascimento de Araújo.pdfSuênia Maria Nascimento de Araújo543.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.