Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLisboa, Magno da Nóbrega-
dc.date.accessioned2021-04-07T00:04:16Z-
dc.date.available2021-04-07T00:04:16Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.identifier.otherCDD 379-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23278-
dc.descriptionLISBOA, M. N. A relevância da gestão educacional democrática e participativa na educação escolar contemporânea. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa de égide bibliográfica acerca da relevância da gestão educacional democrática e participativa na educação escolar contemporânea. Tal estudo é fundamentado com embasamentos teóricos de alguns autores que tratam da referida temática, tais como, Dias (1998), Libâneo (2008), Lück (2009) entre outros autores que abordam a respeito da temática em destaque, na qual apresenta com objetivo geral compreender a importância da contribuição da gestão democrática e participativa para uma adequada efetivação e funcionamento do estabelecimento educacional proporcionando um ensino de qualidade, além de enfatizar a importância de cada profissional existente na unidade escolar, como também a relevância que as famílias e a comunidades apresentam na participação dos processos de tomadas de decisões da instituição escolar. Dessa forma, faz-se necessário destacar a atuação da gestão democrática e participativa na solução das problemáticas existentes na instituição escolar, bem como os anseios dos alunos no ambiente educacional, além de cumprir as metas propostas pela estrutura organizacional e curricular da instituição de ensino. Por fim, o referido estudo pretende abordar os possíveis caminhos para uma gestão educacional que reforce a definição de educação que envolva princípios éticos, políticos e ideológicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Drª. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectGestão democrática e participativapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleA relevância da gestão educacional democrática e participativa na educação escolar contemporâneapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magno da Nóbrega Lisboa.pdfPDF - Magno da Nóbrega Lisboa490.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - TCC.pdfTermo de Depósito - TCC157.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.