Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2329
Título: Caleidoscópio de Identidades: Um olhar sobre as Práticas e Representações Juvenis no Underground Cristão em Campina Grande – PB
Autor(es): Lima, Hezrom Vieira Costa
Palavras-chave: Cristianismo
Representações Sociais
Música - Rock
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o meio underground cristão em Campina Grande – PB, tecendo um olhar sobre as práticas e representações dos jovens que, devido à assimilação de um novo referente cultural, no caso o rock cristão, outrora não existente, modificaram significativamente o cotidiano da cidade e moldaram suas identidades, divergindo daquelas impostas pelas igrejas tradicionais. Esse movimento eminentemente juvenil, em seu ápice contou com a atuação de dez bandas que serviram como forma de consolidar o cenário na cidade, além de propagar a nova ideologia que vinha surgindo com o binômio rock/cristianismo. Buscamos compreender também a ressignificação que estes jovens fizeram dos seus corpos, através do uso das tatuagens associadas a uma forte simbologia cristã, como meio de demonstrar a sua fé, bem como perceber a atuação da Igreja Bola de Neve e as consequências que sua ação na cidade trouxe para o dia a dia dos jovens cristãos campinenses. Para tanto usamos como referencial teórico Certeau (2009), Pesavento (2008), Hall (2006), Bauman (2004), Chartier (2002), Cuche (2002) e Sofiati (2005), dentre outros, cujos estudos foram de suma importância para a discussão acerca do que é proposto. Mediante o uso da História Oral Temática e de entrevistas realizadas com alguns membros das bandas e do underground como um todo, podemos definir um perfil para os indivíduos que fazem parte desse meio e inferir quais os principais preconceitos sofridos por estes e a relação entre as igrejas tradicionais e as alternativas.
Descrição: Lima, H. V. C. Caleidoscópio de Identidades: Um olhar sobre as Práticas e Representações Juvenis no Underground Cristão em Campina Grande – PB. 2010. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2329
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herzom Vieira Costa Lima.pdfHerzom Vieira Costa Lima1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.