Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23296
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Carolina dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T18:08:02Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T18:08:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23296 | - |
dc.description | SILVA, C. S. Uma proposta didática para o ensino da matemática financeira na perspectiva da resolução de problemas. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Matemática Financeira está presente na vida de todos os cidadãos e grande parte deles não tem conhecimento necessário para ter um controle financeiro, tomar decisões como comprar à prazo ou guardar dinheiro para comprar à vista. O objetivo desse trabalho é ressaltar a importância do estudo da Matemática Financeira na Educação Básica, trazendo uma proposta de ensino para tratar desse assunto através da Resolução de Problemas. Também este trabalho proporciona informações a partir da escola básica, pois começa-se dela o conhecimento da Matemática Financeira, onde deverá levar os alunos a criticidade de ser um consumidor ou empreendedor bem informado de seus direito e deveres. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia, além das entrevistas que fizemos. Como pesquisa de campo trazemos dados por intermédio de entrevistas de alunos que cursam a licenciatura em matemática, professores da educação básica, professores do ensino superior e comerciantes. Constatou-se que as perguntas feitas durante as entrevistas mostraram que as pessoas ao entender e conhecer Matemática Financeira, podem ser mais críticos em situações no contexto social, vendo que a falta de informação pode causar prejuízos financeiros. Assim espera-se com isso motivar e despertar o interesse dos alunos para esse assunto que é de extrema importância e que deverá refletir no cotidiano deles e de seus familiares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Roger Ruben Huaman Huanca | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didática para o ensino da matemática financeira na perspectiva da resolução de problemas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carolina dos Santos Silva.pdf | PDF - Carolina dos Santos Silva | 840.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.