Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Alef David Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T18:35:36Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T18:35:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23307 | - |
dc.description | MOURA, A. D. B. Esporte na escola: um relato de experiência com foco na prática do basquete. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente relato foi elaborado, a partir da experiência vivida em estágios do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual do Campus VI, Monteiro - PB. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivida como estagiário, a partir do ensino do basquete como conteúdo tratado nas aulas de Educação Física. A experiência foi vivenciada no período de 01 de agosto de 2018 a 01 de outubro de 2019, em uma escola da rede privada, da cidade de Monteiro – PB. As observações e regência das aulas aconteceram nos turnos manhã e tarde, com encontros semanais, perfazendo duas horas em cada turno; com acompanhamento do professor preceptor de Educação Física, buscando-se assim uma segurança e aprendizagem por parte dos envolvidos. Conclui-se que, a partir do trato e importância atribuída aos processos pedagógicos, viu-se que não queimar etapas quando da imersão na docência no processo de formação, e aqui evidenciadas pelas experiências vividas no ambiente escolar contribuem para o enriquecimento no campo pessoal e profissional. Ademais, com as intervenções compreendeu-se que o esporte coletivo, e, em especial, o trabalho desenvolvido com basquete, possibilitaram a reflexão de um lado que o professor não deve ficar na mesmice das aulas cotidianamente, ou seja, há a necessidade de ampliar o campo de conhecimentos dos alunos, aproveitar o seu protagonismo e as diversas possibilidades de conteúdos que estão atrelados à Educação Física, pois pode-se correr o risco de acomodação também por parte dos alunos, e não conhecerem e se envolverem com novas propostas apresentadas pelo docente, as quais devem ser ressignificadas no processo de ensino e de aprendizagem comungando com a proposta pedagógica da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Drª Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Basquete | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educador Físico | pt_BR |
dc.title | Esporte na escola: um relato de experiência com foco na prática do basquete | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alef David Bezerra de Moura.pdf | PDF - Alef David Bezerra de Moura | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.