Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2331
Título: Religiões de matriz afro-brasileira: uma trajetória de estranhamento nos livros didáticos
Autor(es): Silva, Joselma Lucia da
Palavras-chave: Livro Didático
Religião Afro-brasileira
Ensino de História
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: A religiosidade é algo presente em todas as esferas da sociedade, é o que em grande medida dá sentido a história de vida e identidade de um povo. Dessa maneira, está pesquisa tem por objetivo investigar, analisar e discutir as representações culturais das religiões de matriz afro-brasileiras nos livros de história do ensino fundamental II. Optamos por dar ênfase ao recorte temporal de (2004-2008), esse recorte tem a ver com a criação da lei 10.639/03, lei pela qual passa a ser obrigatória a contemplação das tradições culturais dos africanos e afro -brasileiros no ensino brasileiro. Essa análise parte de uma perspectiva certeauriana e tenta problematizar os conflitos e estigmatização que ainda torna invisível e indizível os ritos, símbolos e representações de tais religiões nos manuais didáticos de história. Nossa pesquisa faz uso de bibliografias referente à religiosidade afro, assim como ao ensino de história. Analisamos também livros didáticos de história do ensino fundamental II, bem como as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, juntamente com a lei 10.639/03.
Descrição: Silva, J. L. da. Religiões de matriz afro-brasileira: uma trajetória de estranhamento nos livros didáticos. 2010. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2331
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselma Lúcia da Silva.pdfJoselma Lúcia da Silva2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.