Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2334
Título: Clarice na sala de aula: perspectivas de ensino e humanização do leitor
Autor(es): Almeida, Samily de Araujo de
Palavras-chave: Ensino de Literatura
Ensino Médio
Leitor
Sala de Aula
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Neste estudo, discute-se a importância da literatura no Ensino Médio e algumas práticas consideradas adequadas e inadequadas de abordagem da literatura na escola, além de oferecer uma proposta de trabalho com o livro “Água Viva”, de Clarice Lispector (1973). Para isso, fez-se necessário enfatizar a importância do caráter humanizador da literatura, uma vez que consideramos que ela é vital para o ser humano, por romper com o fatigante cotidiano e por proporcionar sensibilidade e reflexão, objetivos estes que devem permanecer na escola. Dessa forma, neste trabalho, a literatura foi concebida como prazer, mas também como objeto a ser interpretado literariamente, caminho esse que precisa ser orientado na escola. A literatura, portanto, não deve servir para a exploração de problemas gramaticais, mas sim tomada como objeto plural dotado de significação social, lúdica e estética.
Descrição: Almeida, S. de A. de. Clarice na sala de aula: perspectivas de ensino e humanização do leitor. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2334
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samily de Araujo de Almeida.pdfSamily de Araujo de Almeida627.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.