Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2334
Título: | Clarice na sala de aula: perspectivas de ensino e humanização do leitor |
Autor(es): | Almeida, Samily de Araujo de |
Palavras-chave: | Ensino de Literatura Ensino Médio Leitor Sala de Aula |
Data do documento: | 13-Nov-2013 |
Resumo: | Neste estudo, discute-se a importância da literatura no Ensino Médio e algumas práticas consideradas adequadas e inadequadas de abordagem da literatura na escola, além de oferecer uma proposta de trabalho com o livro “Água Viva”, de Clarice Lispector (1973). Para isso, fez-se necessário enfatizar a importância do caráter humanizador da literatura, uma vez que consideramos que ela é vital para o ser humano, por romper com o fatigante cotidiano e por proporcionar sensibilidade e reflexão, objetivos estes que devem permanecer na escola. Dessa forma, neste trabalho, a literatura foi concebida como prazer, mas também como objeto a ser interpretado literariamente, caminho esse que precisa ser orientado na escola. A literatura, portanto, não deve servir para a exploração de problemas gramaticais, mas sim tomada como objeto plural dotado de significação social, lúdica e estética. |
Descrição: | Almeida, S. de A. de. Clarice na sala de aula: perspectivas de ensino e humanização do leitor. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2334 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Samily de Araujo de Almeida.pdf | Samily de Araujo de Almeida | 627.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.