Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Fernando Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T18:28:27Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T18:28:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 107 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23349 | - |
dc.description | DANTAS, F. C. Considerações acerca das reformas educacionais e sua repercussão no ensino e no livro didático de filosofia no Brasil. 2021. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Filosofia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo analisar e dissertar sobre a história do ensino de Filosofia no Brasil, do período colonial até a promulgação da Lei nº 13.415/2017 que retirou a obrigatoriedade da Filosofia no ensino médio. Dessa maneira, será analisado como a inconstância no currículo afetou negativa e significativamente o desenvolvimento dos livros didáticos. Como evidência disso, destaco a desvalorização da contribuição filosófica africana na história da Filosofia através de sua ausência nos principais materiais didáticos, para não dizer, senão, em todos. Para isso, serão analisados os livros Iniciação à Filosofia, de Marilena Chauí, Filosofando: Introdução à Filosofia, de Maria Lúcia Arruda Aranha e Maria Helena Pires, Fundamentos de Filosofia, de Gilberto Cotrim e Mirna Fenandes, Filosofia e Filosofias: Existência e Sentidos, de Juvenal Savian Filho e o Filosofia: Experiência do Pensamento, de Silvio Gallo. Por fim, esboço alguns dos argumentos pró e contra a origem grega da Filosofia, hipótese prevalente em todos os manuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Professora Dra. Gilmara Coutinho Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Reformas educacionais | pt_BR |
dc.title | Considerações acerca das reformas educacionais e sua repercussão no ensino e no livro didático de filosofia no Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS REFORMAS EDUCACIONAIS E SUA REPERCUSSÃO NO ENSINO E NO LIVRO DIDÁTICO DE FILOSOFIA NO BRASIL.pdf | 630.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA E DISPONIBILIZAÇÃO DO TCC Fernando(4).pdf | 55.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.