Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vitorino, Tarcyla Larryme de Holanda Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T12:53:48Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T12:53:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23374 | - |
dc.description | VITORINO, T. L. de H. M. Transtornos do Espectro Autista: Revisão de Literatura. 2019. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O termo “autismo” foi utilizado para caracterizar a perda de contato com a realidade gerando dificuldade ou impossibilitando comunicação. Hoje, o autismo faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento, chamados de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Os autistas necessitam de cuidados multidisciplinares. O tratamento envolve técnicas de mudança de comportamento, programas educacionais ou de trabalho, além de terapias de linguagem e comunicação. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão na literatura sobre a importância e benefícios da prática de atividades físicas voltada à pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Foram realizadas as buscas nas plataformas digitais: Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, utilizando- se dos seguintes descritores: Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Atividade Física e Atividade Motora. Como critério para delimitar a busca, foram selecionados artigos a partir de 2015 e cerca de 3240 artigos com as referidas temáticas foram encontrados. No segundo momento foi realizada a busca delimitando “ criança com transtorno do espectro autista”, foram rastreados 203 artigos, porém foram selecionados cinco artigos, que preencheram os critérios estabelecidos, que identificavam e salientavam a prática e a importância da atividade física. Os artigos estudados apontam com clareza a importância do acompanhamento do Profissional de Educação Física para a pessoa com TEA, bem como os benefícios da atividade física, tornando possível observar a existência de diversidade de estratégias que apresentaram benefícios para os aspectos motores e sociais desses indivíduos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jozilma de Medeiros Gonzaga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.title | Transtornos do Espectro Autista: Revisão de Literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tarcyla Larryme de Holanda Marinho Vitorino.pdf | PDF - Tarcyla Larryme de Holanda Marinho Vitorino | 277.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.