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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23395
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Catarina Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T12:59:18Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T12:59:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23395 | - |
dc.description | RIBEIRO, C. P. Sisthuma: Um jogo de cartas como ferramenta didático pedagógica para os processos de ensino e aprendizagem de fisiologia humana. 2020. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo descreve o processo de construção e balanceamento de um jogo de cartas, educacional complexo, além desta inovação educacional, nos propusemos a desenvolver um instrumento para a avaliação dos objetivos deste jogo, intitulado como sisthuma que apresenta como cenário o corpo humano. É baseado nos preceitos do design research, fundamentado na teoria do construtivismo sendo uma ferramenta didática para o ensino de fisiologia, ensino este que apresenta dificuldades devido a fragmentação dos conteúdos. Com a teoria como base, alia-se a metodologia com a problematização permitindo interligar o cotidiano do estudante com a temática do jogo, na tentativa de tornar a aprendizagem mais eficaz, na medida em que permite a associação do novo conteúdo com conhecimentos prévios. Os preceitos do design research, envolve três fases: i)pesquisa preliminar; ii) fase de prototipagem; iii) fase avaliativa, essa pesquisa foi realizada por alunas da graduação de ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, na disciplina eletiva de Seminários Especiais em Ensino de Biologia I – Construção de jogos educacionais, orientada pela professora Dra. Roberta Smania Marques, tendo como objetivo geral, descrever a construção de uma inovação educacional (jogo educacional complexo-sérios game), com intuito de promover aprendizagem acerca dos sistemas fisiológicos humanos, abrangendo os principais processos fisiológicos e metabólicos que acontecem em nosso corpo, a partir de cartas ilustradas autoexplicativas. Assim, como resultado temos a disposição da comunidade um jogo educacional complexo acerca do tema de fisiologia humana acompanhado de ficha de avaliação de objetivos de aprendizagem. O jogo é fácil de ser produzido, de aplicar e o material é de baixo custo, o que possibilita a utilização por qualquer professor em sua sala de aula. A sugestão é que a fisiologia humana seja trabalhada com o auxílio de situações-problema, nas quais os diferentes sistemas fisiológicos possam ser integrados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Fisiologia humana | pt_BR |
dc.subject | Jogo de cartas | pt_BR |
dc.subject | Jogo educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Sisthuma: Um jogo de cartas como ferramenta didático pedagógica para os processos de ensino e aprendizagem de fisiologia humana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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