Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Petronio Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T12:59:32Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T12:59:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23398 | - |
dc.description | BARBOSA, P. A. Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Ciências: uma análise amostral por professores em escolas do município de Campina Grande – PB. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, no âmbito educacional, observa-se que os docentes possuem algumas dificuldades no processo de ensino aprendizagem, e no que se diz respeito o ensino de Ciência observa-se, que uma gama de dificuldades podem ser atribuídas, como fatores externos e internos na vida do alunado.Desse modo o intuito desse trabalho foi avaliar e discutir as dificuldades enfrentadas por esses docentes no processo de ensino e aprendizagem Ciências. O trabalho foi realizado em escolas particulares e públicas de Campina Grande, Paraíba; foram aplicados questionários em um total de 11 professores, compreendendo 5 escolas particulares e 5 escolas públicas.Os dados da pesquisa foram tratados de foram qualitativamente, onde algumas falas mais significativas foram transcritas, e aplicada uma média estatística para melhor tratamento dos dados apresentados.Os dados obtidos foram colocados em gráficos e tabelas, para melhor tratamento das informações. Ao fazer a análise dos dados apresentados,observou-se que as dificuldades enfrentadas no processo de ensino aprendizagem de Ciências pelos docentesde escolas públicas, é a falta d e infraestrutura como falta de laboratórios e materiais tecnológicos, já nas escolas particulares seria a falta de interesse dos alunos e a ausência da família na vida escolar do aluno.Pode -se também relatar que o uso do livro didático como ferramenta única de ensino contribui para que os alunos não tenha sede do saber, por isso o uso de metodologias diversificadas em sala de aula, é imprescindível para superarem suas dificuldades no que se diz respeito ao ensino e a aprendizagem.A formação continuada desses professores, também é importante para que possam vencer essas dificuldades apresentadas ao longo do ensino de Ciências em sala de aula, pois novos métodos e estratégias são reinventados constantementes, sendo assim,esses profissionais precisam estar atualizados para que possam reinventar sua forma de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Ciências: uma análise amostral por professores em escolas do município de Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Petronio Alves Barbosa.pdf | PDF - Petronio Alves Barbosa | 777.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.