Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Petronio Alves-
dc.date.accessioned2021-05-11T12:59:32Z-
dc.date.available2021-05-11T12:59:32Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23398-
dc.descriptionBARBOSA, P. A. Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Ciências: uma análise amostral por professores em escolas do município de Campina Grande – PB. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, no âmbito educacional, observa-se que os docentes possuem algumas dificuldades no processo de ensino aprendizagem, e no que se diz respeito o ensino de Ciência observa-se, que uma gama de dificuldades podem ser atribuídas, como fatores externos e internos na vida do alunado.Desse modo o intuito desse trabalho foi avaliar e discutir as dificuldades enfrentadas por esses docentes no processo de ensino e aprendizagem Ciências. O trabalho foi realizado em escolas particulares e públicas de Campina Grande, Paraíba; foram aplicados questionários em um total de 11 professores, compreendendo 5 escolas particulares e 5 escolas públicas.Os dados da pesquisa foram tratados de foram qualitativamente, onde algumas falas mais significativas foram transcritas, e aplicada uma média estatística para melhor tratamento dos dados apresentados.Os dados obtidos foram colocados em gráficos e tabelas, para melhor tratamento das informações. Ao fazer a análise dos dados apresentados,observou-se que as dificuldades enfrentadas no processo de ensino aprendizagem de Ciências pelos docentesde escolas públicas, é a falta d e infraestrutura como falta de laboratórios e materiais tecnológicos, já nas escolas particulares seria a falta de interesse dos alunos e a ausência da família na vida escolar do aluno.Pode -se também relatar que o uso do livro didático como ferramenta única de ensino contribui para que os alunos não tenha sede do saber, por isso o uso de metodologias diversificadas em sala de aula, é imprescindível para superarem suas dificuldades no que se diz respeito ao ensino e a aprendizagem.A formação continuada desses professores, também é importante para que possam vencer essas dificuldades apresentadas ao longo do ensino de Ciências em sala de aula, pois novos métodos e estratégias são reinventados constantementes, sendo assim,esses profissionais precisam estar atualizados para que possam reinventar sua forma de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cibelle Flávia Farias Nevespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Ciências: uma análise amostral por professores em escolas do município de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Petronio Alves Barbosa.pdfPDF - Petronio Alves Barbosa777.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.