Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/234
Título: Osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bifosfonatos : uma revisão crítica
Autor(es): Paz, Filipe Jácome Sarmento
Palavras-chave: Odontologia
Osteonecrose do maxilar
Uso de bisfosfonato
Pacientes oncológicos
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: A literatura científica médica e odontológica tem verificado a ocorrência de osteonecrose dos maxilares associado ao uso de bisfosfonato em pacientes oncológicos. Pacientes que recebem bifosfonatos para tratamento de osteoporose e outras doenças ósseas tem desenvolvido menos osteonecrose dos maxilares. O presente trabalho realizou uma revisão crítica acerca da osteonecrose associada ao uso de bifosfonatos, enfatizando o diagnóstico e as formas de tratamento, mecanismos envolvidos nesta associação, bem como os estudos publicados na literatura até o atual momento (relato de caso, estudo envolvendo animais e revisão sistemática). Foi feito uma busca nas seguintes base de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, Cochrane Library, Medline e Scielo. Com base na literatura científica foi possível afirmar que existe uma relação de associação entre estes dois eventos, contudo ainda não está provado se é uma relação de causa-efeito, uma vez que os mecanismos que levam ao aparecimento de osteonecrose dos maxilares em humanos ainda não foram provados cientificamente.
Descrição: Paz, Filipe Jácome Sarmento. Osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bifosfonatos : uma revisão crítica. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/234
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Filipe Jácome Sarmento Paz.pdfFilipe Jácome Sarmento Paz554.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.