Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23428
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Tamires Moreira do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T13:08:43Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T13:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23428 | - |
dc.description | PEREIRA, T. M. do N. O uso de recursos didáticos para ensinar fração: Material manipulável e o jogo matemático. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A forma pronta e acabada como a Matemática é trabalhada na sala de aula no ensino tradicional aumenta o desinteresse de quem a estuda. Contrário a esse entendimento, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso do material manipulável e do jogo matemático para ensinar o conteúdo de fração. Ambos são mediadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa vem abordar o conteúdo de Fração de forma lúdica. O jogo trabalhado foi o Unomática, que consiste em utilizar as regras do jogo Uno adaptado para abordar o conteúdo das Frações, como também o uso do material concreto Representação das Frações. Abordamos a importância dos materiais didáticos usados no ensino da Matemática nas perspectivas de autores como, por exemplo, Grando, Lorenzato, Muniz, entre outros. O trabalho foi realizado na Escola Municipal da Cidade de Lagoa Seca – PB, no Programa Mais Educação, com alunos do 7°ano. As aulas consistiram em um primeiro momento de revisão da parte introdutória do conteúdo, além da utilização do material concreto para trabalhar frações equivalentes, bem como as operações de soma e subtração de denominadores iguais e diferentes. Por fim, aplicamos o jogo Unomática. O uso dos materiais didáticos apresentados teve resultados satisfatórios. O uso de tais recursos contribuiu de forma determinante para que os alunos aprendessem o conteúdo apresentado, além de propor um ambiente divertido e prazeroso para se aprender. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Fração | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | O uso de recursos didáticos para ensinar fração: Material manipulável e o jogo matemático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tamires Moreira do Nascimento Pereira.pdf | PDF - Tamires Moreira do Nascimento Pereira | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.