Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Tamires Moreira do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-05-11T13:08:43Z-
dc.date.available2021-05-11T13:08:43Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23428-
dc.descriptionPEREIRA, T. M. do N. O uso de recursos didáticos para ensinar fração: Material manipulável e o jogo matemático. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA forma pronta e acabada como a Matemática é trabalhada na sala de aula no ensino tradicional aumenta o desinteresse de quem a estuda. Contrário a esse entendimento, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso do material manipulável e do jogo matemático para ensinar o conteúdo de fração. Ambos são mediadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa vem abordar o conteúdo de Fração de forma lúdica. O jogo trabalhado foi o Unomática, que consiste em utilizar as regras do jogo Uno adaptado para abordar o conteúdo das Frações, como também o uso do material concreto Representação das Frações. Abordamos a importância dos materiais didáticos usados no ensino da Matemática nas perspectivas de autores como, por exemplo, Grando, Lorenzato, Muniz, entre outros. O trabalho foi realizado na Escola Municipal da Cidade de Lagoa Seca – PB, no Programa Mais Educação, com alunos do 7°ano. As aulas consistiram em um primeiro momento de revisão da parte introdutória do conteúdo, além da utilização do material concreto para trabalhar frações equivalentes, bem como as operações de soma e subtração de denominadores iguais e diferentes. Por fim, aplicamos o jogo Unomática. O uso dos materiais didáticos apresentados teve resultados satisfatórios. O uso de tais recursos contribuiu de forma determinante para que os alunos aprendessem o conteúdo apresentado, além de propor um ambiente divertido e prazeroso para se aprender.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aníbal de Menezes Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFraçãopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleO uso de recursos didáticos para ensinar fração: Material manipulável e o jogo matemáticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamires Moreira do Nascimento Pereira.pdfPDF - Tamires Moreira do Nascimento Pereira1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.