Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23429
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Roberto dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T13:08:48Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T13:08:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 516 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23429 | - |
dc.description | MEDEIROS, R. dos S. A Geometria no artesanato: Uma alternativa de ensino. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante de tantas dificuldades e também do insucesso no ensino da Geometria, e considerando que a geometria está presente em quase todos os lugares em que vivemos, surgiu o desejo em saber como o artesanato poderia auxiliar no ensino da geometria no Fundamental, com isso, decidimos desenvolver este trabalho que tem como título, a Geometria no artesanato: uma alternativa de ensino. O objetivo primordial é investigar como o artesanato pode auxiliar no ensino de Geometria. Abordamos sobre a importância da Geometria, fizemos uma breve descrição dos documentos que norteiam a geometria no Ensino Fundamental, expomos alguns exemplos de como os professores geralmente lecionam o conteúdo de Geometria no Ensino Fundamental, e logo após apresentamos a metodologia que foi desenvolvida com sete alunos do 8° ano B que estudam no turno vespertino da Escola Municipal Padre Antonino, que está localizada no município de Campina Grande-PB. Dessa forma, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e a mesma acontece em um ambiente natural que é a sala de aula, e conta com um trabalho coletivo e também colaborativo dos alunos. Propomos aos alunos a confecção de três artesanatos, para isso contamos com o auxílio de alguns materiais manipuláveis e em seguida tiveram uma aula teórica sobre Geometria, ocorrendo em dois momentos distintos. E como resultado percebemos que o artesanato desperta o interesse dos alunos, facilitando assim o ensino e pode sim auxiliar no ensino da Geometria, além de facilitar a compreensão dos alunos para que entendessem os conceitos dessa área. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Artesanato | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.title | A Geometria no artesanato: Uma alternativa de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roberto dos Santos Medeiros.pdf | PDF - Roberto dos Santos Medeiros | 611.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.