Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23442
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Willams Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T13:09:49Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T13:09:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23442 | - |
dc.description | PEREIRA, W. G. O jogo Tangram como material lúdico no ensino da Matemática em geometria plana. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a importância do Jogo Tangram como material lúdico no ensino da Matemática, dando ênfase à Geometria Plana. O objetivo Geral deste trabalho é possibilitar aos alunos do 6º/7º EJA do Ensino Fundamental II, turno noturno a compreender a utilização do Tangram como material pedagógico. Os objetivos específicos são apresentar aspectos históricos acerca do Tangram, expor o jogo do Tangram como material lúdico pedagógico no ensino da matemática, descrever alguns tipos de Tangram identificando suas possibilidades e limites. O jogo é uma ferramenta essencial que pode proporcionar diversas vantagens sobre os materiais tradicionais, visto que propõe a participação ativa do aluno e a materialização de conceitos mais abstratos. As abordagens tradicionais do ensino frequentemente relegam ao patamar da simples memorização e reprodução. Para a constatação e análise dessas características, foi aplicado um jogo na turma 6º/7º EJA Escola Cônego Antônio Galdino, turmas únicas, turno noturno. O jogo do Tangram é desafiador e ajuda a desenvolver a proatividade do aluno, podendo atuar positivamente em diversos fenômenos, como criatividade, socialização, motivação e cognição. Dessa forma, o jogo aumenta o envolvimento do aluno com o conteúdo, sua capacidade de resolver situações problema e, por fim, estimula seu raciocínio lógico e facilita sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Núbia do Nascimento Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.title | O jogo Tangram como material lúdico no ensino da Matemática em geometria plana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Willams Gomes Pereira.pdf | PDF - Willams Gomes Pereira | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.