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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vasconcelos, Ericlys Luciano de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T13:24:53Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T13:24:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23452 | - |
dc.description | VASCONCELOS, Ericlys Luciano de Morais. Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande/PROAFE: contribuições à formação inicial de professores de Ciências Naturais. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva identificar a importância das atividades experimentais executadas através do programa PROAFE na formação inicial dos professores de Ciências naturais, segundo a perspectiva dos monitores e ex-monitores do programa. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no ensino das ciências naturais, é que as licenciaturas em Ciências naturais, em um contexto geral, estão longe de formar adequadamente professores de Ciências para o nível do ensino fundamental, isso acontece devido a uma formação inadequada dos professores, através de cursos que não oferecem as mínimas possibilidades de desenvolver uma prática do docente, tanto no conhecimento específico, se estendendo até o conhecimento pedagógico e prático. As aulas experimentais dentro dos cursos de licenciatura têm por objetivo se contrapor com a chamada racionalidade técnica, podendo ser uma estratégia eficiente para a criação dos problemas reais que permitam a contextualização e servindo como uma ótima ferramenta pedagógica. Os professores em formação assumem o papel de mediadores do conhecimento passando a contribuir no processo da construção da aprendizagem do aluno. Preocupados com a aprendizagem dos alunos e o com o processo formativo de professores, a Universidade Estadual da Paraíba, com apoio a Prefeitura de Campina Grande, instruíram o PROAFE, que busca intervir justamente nesse processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores através de aulas experimentais. A pesquisa envolveu monitores e ex-monitores de ciências naturais que atuaram no programa. A metodologia de métodos mistos utilizou um questionário para a coleta de dados e a análise de dados baseou-se na técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Segundo os monitores, o PROAFE contribuiu de modo positivamente na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no ensino das ciências naturais, conferindo aos monitores uma capacitação e também uma melhoria no domínio de sala de aula, postura, oratória, assim como a capacidade de desenvolver, habilidades necessárias ao ofício da profissão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Osmundo Rocha Claudino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.title | Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande/PROAFE: contribuições à formação inicial de professores de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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