Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes Filho, Paulo Guilherme-
dc.date.accessioned2021-05-12T03:32:04Z-
dc.date.available2021-05-12T03:32:04Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.otherCDD 306.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23469-
dc.descriptionGOMES FILHO, P. G. Reflexões sobre a importância da sociolinguística na sala de aula a partir da vivência do estágio supervisionado. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral discutir a importância da Sociolinguística na sala de aula para o enfrentamento do preconceito linguístico, a partir da compreensão sobre como são tratados os fenômenos sociolinguísticos e as metodologias aplicadas ao ensino da língua portuguesa, além de refletir sobre o tema do preconceito linguístico dentro e fora de sala de aula, a partir das vivências no estágio supervisionado. Como base para a fundamentação teórica, nos pautamos nas reflexões de autores como Bagno (2007; 2013), Pimenta (2010), Faraco (2003), Gadotti, (1999) e Antunes (2006), os quais discorrem acerca de temas como variedades, preconceito linguístico, variação linguística, métodos de ensino, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2016). Para a realização desta pesquisa, utilizamos das vivências de estágio supervisionado nas escolas públicas no ensino fundamental e médio, fazendo relação com os autores mencionados sobre as práticas de ensino e preconceito linguístico. Por meio das observações, constatamos problemas nas salas de aulas, alguns professores apegados ao método tradicional de ensino, preconceito atuante no meio social e escolar, conteúdo do livro didático limitado, tentativa de representação de variações limitadas pelo material didático.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paulo Aldemir Delfino Lopespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.titleReflexões sobre a importância da sociolinguística na sala de aula a partir da vivência do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Guilherme Gomes FilhoPDF - Paulo Guilherme Gomes Filho502.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.