Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23486
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Kayo Vinicio Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T15:55:37Z | - |
dc.date.available | 2021-05-24T15:55:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23486 | - |
dc.description | MONTEIRO, K. V. M. Nivelamento Matemático: contribuições para a Aprendizagem. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho de conclusão de curso é um estudo que tem como objetivo abordar e discutir a importância do método de nivelamento como critério de aprendizado para alunos que estão iniciando a primeira série do ensino médio. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como tema abordado “A contribuição do método de nivelamento matemático para a aprendizagem dos alunos das escolas regulares do ensino médio”. A problematização partiu da observação de que muitos alunos concluintes do ensino fundamental II e iniciantes do ensino médio não tem uma ideia clara do que realmente é a Matemática e apresentam dificuldades interpretação e aprendizado dos conteúdos, como também, do significado de suas expressões e aplicações. No primeiro instante foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais de apoio como artigos científicos e livros em plataformas digitais como Google Acadêmico, plataforma sucupira e Scielo, de autores como: Lorencini (2013), Luckesi (2005), Pinheiro; Rebouças (2018), Prodanov et, el. (2013), Gil (2009). O estudo foi concluído através de aplicação de questionário de pergunta e resposta de múltipla escolha aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Os resultados alcançados apontaram que grande parte dos estudantes que responderam à pesquisa apresentam algum déficit no aprendizado dos conteúdos de matemática. Por fim, espera-se que essa pesquisa corrobore com o desenvolvimento do método de nivelamento, melhorando o processo de aprendizado dos alunos que estão no período de transição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Jorge Miguel Lima Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Método de nivelamento | pt_BR |
dc.subject | Nivelamento em matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Nivelamento matemático: contribuições para a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kayo Vinício Marinho Sousa.pdf | Kayo Vinício Marinho Sousa | 828.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 59.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.