Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/235
Título: Estudo comparativo in vitro entre o ácido peracético e o glutaraldeído na desinfecção de ambientes odontológicos
Autor(es): Régis, Diogo Luiz Bezerra Pinto
Palavras-chave: Biossegurança
Segurança do trabalho
Consultório odontológico
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: No ambiente odontológico, o profissional encontra-se em contato constante com diversos tipos de microorganismos capazes de afetar sua saúde, bem como de sua equipe e pacientes. O presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho do glutaraldeído e do ácido peracético, na desinfecção e esterilização dos equipamentos odontológicos, assim como elaborar um protocolo de desinfecção e esterilização desses, que venha assegurar os atendimentos clínicos minimizando os riscos ocupacionais. Desenvolveu-se um estudo laboratorial, comparativo, microbiológico e descritivo. Cinco amostras obtidas dos equipos na clínica-escola do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual pós atendimento clínico foram divididas em três grupos: Grupo A ou controle positivo, Grupo B com o glutaraldeído, grupo C com o ácido peracético. Obtiveram-se essas amostras a partir de superfícies contaminadas das equipos, seringa tríplice, caneta de alta rotação, refletor e cuspideira. As amostras foram posteriormente semeadas em meios de cultura como: agar sangue, agar manitol e agar sabourad. Em seguida as superfícies foram pulverizadas com os agentes químicos glutaraldeído e ácido peracético. Após 30 minutos se efetuou nova coleta bacteriológica e depois de semeadas em meios de cultura supracitados, as amostras foram armazenadas em estufa bacteriológica à 37° C por um período de 72 horas, ocorrendo então o estudo morfológico das colônias e a microscopia bacteriológica. No Grupo A foi detectado um acentuado crescimento microbiano, no Grupo B houve uma redução aproximada em 50% da contagem de colônias. Para o Grupo C houve a maior redução de colônias, estimada em 80%; concluindo-se um melhor desempenho do ácido peracético na desinfecção das superfícies analisadas.
Descrição: RÉGIS, D. L. B. P. Estudo comparativo in vitro entre o ácido peracético e o glutaraldeído na desinfecção de ambientes odontológicos. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/235
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo Luiz Bezerra Pinto Régis.pdfDiogo Luíz Bezerra Pinto Régis1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.