Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2351
Título: O interferômetro de Michelson e Morley em abordagens dos livros didáticos de física da educação básica brasileira
Autor(es): Costa, Ricardo Francisco da
Palavras-chave: Livro didático
Ensino de Física
Educação científica
Data do documento: 14-Nov-2013
Resumo: A história e a filosofia da ciência têm sido bastante defendidas como recurso didático para uma educação científica, menos dogmática e que faça sentido para os estudantes. As abordagens sobre a história e a filosofia da ciência são analisadas em vários materiais didáticos, notadamente nos livros, no sentido de identificar-se em que medidas estas abordagens são coerentes ou não com as possibilidades de uma educação científica não dogmática. Na presente pesquisa, analisaremos as abordagens sobre o interferômetro de Michelson-Morley em livros didáticos de física, destinados à educação básica brasileira. Para procedermos com a mencionada análise, utilizaremos a metodologia qualitativa, particularmente a análise de conteúdo. Como referencial teórico, utilizaremos a história e a filosofia da ciência. A partir desta pesquisa, espera-se opinar se as abordagens dos livros didáticos harmonizam-se ou não com as proposições de pesquisadores acerca de uma educação científica não dogmática.
Descrição: COSTA, R. F. da. O interferômetro de Michelson e Morley em abordagens dos livros didáticos de física da educação básica brasileira. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2351
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Francisco da Costa.pdfRicardo Francisco da Costa501.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.