Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSimões, Priscila Araújo-
dc.date.accessioned2021-05-28T10:23:55Z-
dc.date.available2021-05-28T10:23:55Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23517-
dc.descriptionSIMÕES, P. A. Educação matemática inclusiva: analisando artigos sobre materiais manipuláveis para alunos com deficiência visual. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que a inclusão escolar de alunos que apresentam qualquer tipo de deficiência deve ser assegurada por lei, mas nem todas as escolas conseguem alcançar e suprir as necessidades educacionais especiais dos alunos. Assim, o presente estudo tem como objetivo principal discutir artigos que abordem sobre materiais manipuláveis para alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática em revistas de Educação Matemática e Educação Inclusiva entre os anos 2016 à 2020. Optamos por uma pesquisa qualitativa e como instrumentos metodológico, utilizamos a revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que os nove artigos selecionados referente a educação matemática inclusiva de alunos com deficiência visual poderão auxiliar/mediar os professores de matemática a trabalharem conteúdos matemáticos através do uso de materiais manipuláveis. Concluímos que os professores por meio dos materiais manipuláveis poderão mediar as suas aulas de matemática com alunos com deficiência visual e alunos videntes, visto que a aprendizagem dos conteúdos matemáticos se dará pela riqueza visual desses materiais ou pelas instruções através da intervenção pedagógica dos professores de matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação matemática inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.titleEducação matemática inclusiva: analisando artigos sobre materiais manipuláveis para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Priscila Araújo Simões.pdfPDF- Priscila Araújo Simões574.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito- Priscila Araújo Simões.pdfTermo de depósito- Priscila Araújo Simões97.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.