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dc.contributor.authorAndrade, Ianny da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-28T11:49:32Z-
dc.date.available2021-05-28T11:49:32Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23525-
dc.descriptionANDRADE, I. da S. A charge como recurso didático nas aulas de geografia: uma experiência vivenciada no contexto formativo do estágio supervisionado II. 2021 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da utilização da Charge como recurso didático nas aulas de Geografia a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II na escola E.C.I. Dep. Carlos Pessoa Filho (Aroeiras/PB) em uma turma do 8º ano. A pesquisa é com base no método fenomenológico. As metodologias trabalhadas tiveram como embasamento os pensamentos de Piaget abordados por Cunha (2008), com relação à motivação aos discentes e à organização da sala de aula, visando preparar o ambiente escolar, e Libâneo (2013) como fonte para a estruturação das atividades aplicadas. Com relação aos procedimentos metodológicos teve a aplicação da charge dividida em três intervenções com temáticas diferentes. Na primeira intervenção, foi utilizada a charge como direcionamento e contextualização da discussão, utilizando-se também de um resumo e uma atividade com o intuito de fazer com que os alunos contextualizassem a charge com a temática geográfica trabalhada. A segunda intervenção e a terceira foram utilizadas o resumo para a aula, juntamente com questionamentos, incentivo à leitura e interpretação do que foi lido, as charges foram utilizadas como atividades, essas que tiveram questionamentos que buscavam, a partir da leitura e interpretação da charge, correlacionar com a temática geográfica trabalhada. A terceira intervenção teve ainda um questionamento que buscava incentivar os discentes a trazer possíveis soluções que amenizassem a situação-problema contida na charge, levando em consideração as perspectivas geográficas. Como resultados foi possível verificar a utilização do recurso charge, juntamente com as contribuições de PIAGET e LIBÂNEO foram capazes de tornar a aula de Geografia didática e harmoniosa, com ampla participação dos discentes e capaz de instigar o senso crítico-reflexivo destes, além de trazer contribuições para o docente estagiário.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra Araújo Barreto de Mélopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleA charge como recurso didático nas aulas de geografia: uma experiência vivenciada no contexto formativo do estágio supervisionado IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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