Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2353
Título: A história de Beta: um olhar sobre a relação entre psicose e escrita
Autor(es): Aragão, Johanna Sales Pereira
Palavras-chave: Análise literária
Psicose
Escrita
Data do documento: 14-Nov-2013
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o livro A história de Beta, uma autobiografia de Beta d’Rocha, publicada no Brasil pelo Ministério da Saúde no ano de 2003. A partir desse livro, investigaremos as relações da escrita com a psicose, bem como suas implicações a respeito do nome próprio, do corpo, do sinthoma e do ato de escrever. No primeiro momento, fazemos uma breve revisão dos conceitos psicanalíticos sobre a psicose, destacando as consequências clínicas do seu mecanismo essencial: a foraclusão do Nome-do-Pai. No segundo momento abordamos as principais experiências de Beta d’Rocha, enfatizando o seu modo singular de utilizar a escrita e vivenciar os efeitos de sua estrutura.
Descrição: ARAGÃO, J. S. P. A história de Beta: um olhar sobre a relação entre psicose e escrita. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2353
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Johanna Sales Pereira Aragão.pdfJohanna Sales Pereira Aragão639.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.