Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23549
Título: | Fatores da aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos discentes do curso de ciências contábeis: um estudo a luz da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia |
Autor(es): | Luna, Livia Maelly de Medeiros |
Palavras-chave: | Competência tecnologia Educação em Contabilidade Modelo UTAUT |
Data do documento: | 20-Mai-2021 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é identificar na visão dos discentes quais fatores influenciam a aceitação e o uso dos recursos tecnológicos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Paraíba. O estudo tomou como base a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia – Modelo UTAUT que determina como fatores que influenciam a aceitação e uso da tecnologia os construtos: Condições Facilitadoras, Expectativa de Esforço, Expectativa de Desempenho e Influência Social. Sobre os procedimentos metodológicos, a pesquisa tem caráter descritivo e é caracterizada como qualitativa quantitativa. A amostra consiste em 88 (oitenta e oito) estudantes devidamente matriculados nos cursos de contabilidade da Paraíba e os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário adaptado da pesquisa de Nganga (2015), disponibilizado aos alunos por meio da ferramenta do Google Forms. Os resultados alcançados indicaram que as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos estudantes de Ciências Contábeis da Paraíba são: e-mail, videoconferências e teleconferência, assim como a internet e os recursos para busca de informação, enquanto a simulação de jogos foi considerada a ferramenta de menor utilização por esses alunos. A inferência estatística identificou correlação significativa e negativa a um nível de confiança de 99% entre o período de curso e o uso do youtube e demais ferramentas de vídeo e áudio, indicando que quanto menor o período cursado pelo estudante, maior o uso de vídeos para aprender contabilidade. Além disso, os resultados da pesquisa indicaram ainda que os construtos apresentaram correlação com a Intenção de Uso, entretanto, a Expectativa de Desempenho obteve resultados mais significativos ao indicar relação a um nível de confiança de 99% com quase todos os itens da Intenção Uso. Diante disso, afirma-se que a Expectativa de Desempenho influência a aceitação e uso dos recursos tecnológicos nos cursos de Ciências Contábeis da Paraíba. Conclui-se que os estudantes da IES acreditam que o uso desses recursos tecnológicos no ambiente de ensino é capaz de melhorar o desempenho e fazer com que eles obtenham maior êxito na aprendizagem. |
Descrição: | LUNA, M. M. L, Fatores da aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos discentes do curso de Ciências Contábeis: Um estudo a luz da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23549 |
Aparece nas coleções: | 25 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - LÍVIA MAELLY DE MEDEIROS LUNA.pdf | PDF - LÍVIA MAELLY DE MEDEIROS LUNA | 907.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | 73.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.