Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2356
Título: Novas tecnologias de informação como recurso para o ensino da geografia: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Funadamental Frei Albino
Autor(es): Mané, Erick Frederico P B
Palavras-chave: Ensino da geografia
Tecnologia de informação
Formação de professores
Data do documento: 18-Nov-2013
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral compreender como as novas tecnologias de informação vêm sendo utilizadas pelos professores, na educação de jovens e adultos, o modo a que o alunado percebe a revolução tecnológica e as mudanças no mundo das comunicações. Por novas tecnologias entende-se os recursos tecnológicos utilizados pelo professor em sala para melhorar, enriquecer suas aulas, ou seja, potencializar e dinamizar a prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa, de maneira que o uso desse instrumental possa propiciar novos olhares e/ou despertar novos interesses por parte dos alunos no cotidiano da sala de aula. A metodologia utilizada foi a observação participante, cujos resultados levam a acreditar que a melhoria da qualidade na educação não está tão somente nas “novas tecnologias” e sim na mudança da prática pedagógica do professor, na mudança de seu perfil face de um cenário de profundas transformações que culminaram na criação de um mundo sem fronteiras, o da virtualidade, ora vivenciado e para o qual a humanidade se encaminha cada vez mais. Constatou-se ainda, que a integração entre construção do conhecimento no atual cotidiano escolar, ou seja, a escola, em quaisquer de suas instâncias, não pode ignorar as tecnologias como ferramenta para a função didática. A pesquisa objetiva ainda mostrar como as novas tecnologias de informação estão sendo inseridas no contexto educacional do ensino para jovens e adultos, no universo da Escola Municipal do Ensino para jovens e adultos, no universo da Escola Municipal do Ensino Fundamental Frei Albino, localizada em João Pessoa, estado da Paraíba, no período de junho de 2010 a junho de 2011.
Descrição: MANÉ, Erick Frederico P B. Novas tecnologias de informação como recurso para o ensino da geógrafa: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Albino. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2356
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erick Frederico Porto Batista Mané.pdfErick Frederico Porto Batista Mané6.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.