Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarinho, Inácio Vicente-
dc.date.accessioned2013-11-19T17:08:59Z-
dc.date.available2013-11-19T17:08:59Z-
dc.date.issued2013-11-19-
dc.identifier.otherCDD 302.14-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2359-
dc.descriptionMarinho, I. V. Nas janelas da vida, os "olhares" de um cego: experiências e vivências no mundo do trabalho e na educação. 2011. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente as pessoas que possuíam algum tipo de deficiência foram legadas ao âmbito do espaço privado e tiveram os seus direitos sociais e civis negligenciados. Em específico, as pessoas cegas foram relegadas ao espaço do pedinte, e foram exclusas do acesso a determinados setores sociais, tais como o mercado de trabalho e da educação, sendo classificadas como inválidas e incapazes. Partindo deste pressuposto, este estudo tem por objetivo analisar a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, empreendendo uma interface com a educação, a partir das experiências e agenciamentos elaborados por pessoas cegas em Campina Grande, entre o período de 1994 e 2010.Do ponto de vista teórico, nos aportamos na História Social campo que possibilita trazer à tona as vozes de indivíduos que historicamente foram silenciados e marginalizados. Neste sentido, recorremos aos conceitos de experiência e agenciamento em Thompson (1998), conscientização e emancipação em Freire (1987) e identidade em Hall (2002). Metodologicamente fizemos uso da História Oral em sua modalidade temática, partindo dos pressupostos de Alberti (2005) e Freitas (2006), onde empreendemos entrevistas com cinco pessoas cegas inclusas no mundo de trabalho na cidade lócus desta pesquisa. As experiências e as vivências das pessoas cegas inclusas no mundo do trabalho, construídas a partir da vinculação educação e mundo do trabalho, se constituem como um mecanismo a partir do qual estes sujeitos podem romper com a opressão, construir outra leitura do mundo e uma identidade que fuja aos pressupostos do inválido e do incapaz.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectMundo do Trabalhopt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.titleNas janelas da vida, os "olhares" de um cego: experiências e vivências no mundo do trabalho e na educaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Inácio Vicente Marinho.pdfInácio Vicente Marinho954.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.