Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23616
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Selton Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T16:40:02Z | - |
dc.date.available | 2021-06-07T16:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 823 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23616 | - |
dc.description | OLIVEIRA, S. L. de. Künstlerroman e os desdobramentos metaficcionais em Orlando, de Virginia Woolf. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | É recorrente a representação de personagens-artistas e seus desdobres na obra de Virginia Woolf. Seja em seus ensaios, como é o caso de A room of one’s own (1929), ou em romances, como em sua primeira produção romanesca The Voyage Out (1915), com o talento musical de Rachel Vinrace, ou com a pintora Lily Briscoe em To the Lighthouse (1927). A essa maneira, surge a recorrência, na obra de Woolf, as questões intrínsecas à figura do artista, principalmente por representações femininas. Nesse sentido, tornou-se nosso interesse compreender como esses reveses são construídos no seu romance Orlando: A Biography (1928), que narra a história de um(a) personagem aspirante a poeta, que percorre uma jornada por entre cinco séculos, iniciando na era de ouro inglesa, no século XVI, sob o reinado da Rainha Elizabeth I e findando nos tempos modernos, no ano de 1928. Para esta leitura, sobrepomos o romance corpus desta pesquisa à luz da tradição do Künstlerroman, que surge no século XIX, com uma maior valorização da imagem do artista, embebido pelos ideais românticos acerca das reflexões sobre o “eu”. Como embasamento teórico, tomamos os estudos de Montandon (1986) e Lagos (2017), em busca do conceito de Künstlerroman; considerando os desdobramentos autorreflexivos, apoiamo-nos nas contribuições de Patricia Waugh (1984), Linda Huctheon (1980) e Mark Curie (1995). Desse modo, pretendemos investigar as camadas metaficcionais que se constroem durante a trajetória secular da personagem-artista Orlando e suas peculiaridades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Auricélio Soares Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Künstlerroman | pt_BR |
dc.subject | Metaficção | pt_BR |
dc.subject | Orlando | pt_BR |
dc.subject | Virginia Woolf | pt_BR |
dc.title | Künstlerroman e os desdobramentos metaficcionais em Orlando, de Virginia Woolf | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Selton Lima de Oliveira | PDF - Selton Lima de Oliveira | 676.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.